Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como fazer backup ao trocar de notebook ou celular

A- A+

Vai vender, trocar ou doar o seu celular ou notebook? Saiba como realizar um backup dos seus documentos mais importantes para não perder informações sigilosas do seu trabalho, nem os registros de recordações da sua família.

Como fazer um backup?

“Para realizar backups em computadores e celulares, é necessário, basicamente, realizar uma cópia dos arquivos julgados importantes para uma mídia externa. Ela pode ser física (HD externo, pendrive, cartão de memória, CD, DVD) ou digital (iCloud da Apple, OneDrive da Microsoft, Google Drive do Google)”, afirma o consultor de tecnologia e administrador do blog Tech4w, Leonardo Lopes.

O consultor explica que o processo de cópia de arquivos é praticamente o mesmo para ambas plataformas. Segundo ele, existem backups mais completos em que são realizadas cópias de arquivos de sistemas, históricos e outras informações. Desta forma, é possível restaurar o dispositivo caso algum problema aconteça.

backup

É importante realizar uma limpeza total nesses dispositivos ao se desfazer deles. Foto: iStock, by Getty Images

“Para isso, existem ferramentas gratuitas e pagas para computadores e celulares. O Avast é um ótimo exemplo de software confiável para esse fim”, aconselha Leonardo.

Qual a importância de realizar um backup?

De acordo com o consultor de tecnologia Leonardo Lopes é extremamente importante realizar cópias frequentes dos arquivos mais importantes. “Instituições, como bancos, por exemplo, executam backup a todo instante e replicam todas suas informações para diferentes Data Centers. Na maioria das vezes, os arquivos são salvos em locais diferentes, a fim de garantir a recuperação total de qualquer informação em situações críticas”, reforça.

A limpeza total de Smartphones e notebooks evita qualquer possível dor de cabeça com o vazamento de dados sigilosos, por exemplo. “Existem softwares, como o Encave, que realizam uma busca minuciosa, varrendo informações que podem ser remontadas e recuperadas. Alguns fabricantes, oferecem suporte para realizar essa limpeza com segurança. É sempre bom ter em mente que a sua informação pode não ser importante somente para você”, orienta.

Não fiz backup. E agora? 

Se você não fez backup, ainda há chances de recuperar arquivos importantes. Nestes casos, é importante saber que, além de sair bem mais caro, não há garantias.

“Dependendo do problema, softwares como o Recuva tentam recuperar seus dados. No caso de uma exclusão acidental, por exemplo, a maioria desses programas consegue restaurar a informação, desde que no momento do acidente, a mídia onde estava a informação não seja mais utilizada”, explica.

No caso de defeitos físicos em celular, HD externo ou notebook, existem empresas que até conseguem restaurar seus arquivos, mas prepare-se para gastar um pouco mais.

Suporte 24 horas

Tem pouca intimidade com tecnologia ou prefere contar com um suporte técnico sempre disponível? Você pode contratar serviços que contam com especialistas para tirar dúvidas sobre computador e ajudar com instalações, configurações e o que mais precisar durante 24 horas por dia.

A Vivo oferece serviço de Suporte à Informática que, além do técnico, garante a segurança do computador com o programa completo de proteção McAfee.

> Suporte informática: Resolva problemas de seu computador

Gostou das dicas para backup? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular