Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como fazer agendamento no INSS

A- A+

Instituído em fevereiro de 2006, pela resolução nº 438, o agendamento no INSS é o caminho encontrado pela Previdência Social para oferecer atendimento de qualidade ao cidadão e evitar as longa filas e esperas que costumam se formar nas agências. Através do agendamento, você consegue decidir o dia e o horário em que será atendido.

Como fazer agendamento no INSS

Cada uma das agências da Previdência oferece vagas específicas e pré-determinadas para o atendimento, conforme a disponibilidade de atendentes e espaços. Porém, a maior parte dos serviços é realizado somente com agendamento obrigatório, o que garante o funcionamento do agendamento no INSS para todas as situações.

A Previdência Social possui um sistema específico para o agendamento no INSS, chamado de Sisage. É nessa página que você consegue fazer a programação eletrônica do seu atendimento. Abrindo a página do serviço, você deve selecionar a opção “Agendar” e inserir um código gerado pelo próprio sistema. Isso irá encaminhar você para a próxima etapa do processo.

Foto: Reprodução

O agendamento no INSS via internet pode ser feito todos os dias. Foto: Reprodução

Na segunda parte do agendamento, você deve decidir se o seu atendimento irá tratar sobre benefícios ou CNIS. Selecione a opção desejada e então o tipo de serviço sobre o qual você deseja ter esclarecimentos. Quando a opção for escolhida, a página irá reencaminhá-lo para uma terceira etapa, onde você deve inserir seus dados, como nome, data de nascimento ou número do NIT.

O agendamento no INSS via internet pode ser feito todos os dias, a qualquer horário, sem nenhum tipo de restrição. Para quem não tem acesso à internet, também é possível agendar o atendimento pelo telefone da Central de Atendimento. Digitando 135 no seu aparelho telefônico, você poderá conversar com algum dos atendentes da Previdência.

Você vai se interessar por:
Saiba como fazer a inscrição no INSS
Como calcular o tempo de contribuição para o INSS
Saiba qual é o teto do INSS 2015

O agendamento telefônico só pode ser feito de segunda à sábado, entre as 7h e as 22h. Caso você não possa comparecer à agência pessoalmente na data marcada, você pode nomear um procurador para resolver as questões pendentes por você e fazer o requerimento no seu lugar. Basta que você preencha um formulário disponível no site da Previdência.

No dia e hora marcados pelo agendamento no INSS, você ou seu procurador devem comparecer à agência da Previdência Social portando um documento de identificação seu, com foto e o número do CPF, no mínimo. Além disso, cada serviço requerido pode exigir uma documentação diferente, que será informada na hora em que o atendimento for agendado.

Agendamento no INSS: outros serviços online

A Previdência Social também oferece outros serviços pela internet, além do agendamento no INSS. Você pode, por exemplo, gerar sua Guia da Previdência Social (GPS), com ou sem código de barras, a partir de um sistema semelhante ao SISAGE. Esse tipo de oferta faz parte de um processo de modernização dos serviços governamentais, onde está incluso também o cadastramento biométrico.

Pela Central de Atendimento 135, você pode realizar também alguns outros serviços, como requerimento de Auxílio Doença, Marcação de Pedido de Prorrogação ou Reconsideração, Consulta às Perícias Agendadas, Informação sobre Situação de Benefício e registro de reclamação ou consideração junto à Ouvidoria.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou das dicas agendamento no INSS? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

O controle financeiro pessoal e o futebol
como funciona a aposentadoria por invalidez
o que é previdência complementar
tempo de aposentadoria por idade
aporte em previdência privada
Ela aposta na longevidade saudável