Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como evitar furtos de celular

A- A+

Você sabia que o Brasil tem a segunda taxa mais alta de roubo e furto de celulares no mundo? São roubados mais de um milhão de aparelhos por ano no país. O índice só é mais alto na Argentina. No país vizinho, a taxa chega a 2 milhões de celulares roubados. Você sabe como evitar furtos, ou pelo menos não ter tantos riscos?

No Estado de São Paulo, os celulares respondem por 16,7% de todos os roubos, sendo que 48,4% deles ocorrem contra pedestres, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Segurança. A polícia paulista criou barreiras para que os aparelhos roubados retornem às ruas, visando reduzir esse tipo de ocorrência.

Em âmbito nacional, o governo brasileiro assinou no passado com a GSMA – associação que agrupa todos os operadores do mundo – um acordo em um esforço para diminuir as ocorrências de furto de celular. O objetivo é que os aparelhos roubados não possam ser exportados ilegalmente.

evitar-furtos

Não deixe de fazer um boletim de ocorrência caso seja vítima de furto. Foto: iStock, by Getty Images

Pelo acordo, todos os operadores de telefonia móvel em atuação no Brasil se comprometem a compartilhar os códigos únicos de identificação de dispositivos roubados, com a intenção de bloquear os celulares roubados para um futuro uso, o que pode levar a evitar furtos.

App de rastreamento ajuda a recuperar o aparelho

Se ao invés de bloquear o aparelho, você pretende recuperá-lo, alguns aplicativos de rastreamento ajudam a localizar o telefone através de sinais GPS. Alguns modelos vêm com serviços de rastreamento na configuração original do aparelho, mas você pode baixar um aplicativo para fazer isso.

Caso você seja vítima de roubo ou furto de celular, não deixe de fazer um boletim de ocorrência. Casos de furto, que é quando você só se dá conta de que teve o aparelho roubado depois de um tempo, ou seja, não sofre uma abordagem ou ameaça de um assaltante, em alguns estados, podem ser registrados por meio de um boletim de ocorrência online. Roubos devem ser notificados pessoalmente em uma delegacia.

O registro é importante para orientar as políticas de segurança pública, e você pode precisar do boletim de ocorrência para resgatar a indenização da seguradora, caso tenha o aparelho segurado.

O que fazer para evitar furtos de celular

O esforço do governo e dos órgãos de segurança pública para evitar furtos e roubo de celular de nada vai adiantar se você também não tomar alguns cuidados básicos com a segurança do seu telefone. Preste atenção nas orientações gerais de segurança da Delegacia Online do Rio Grande do Sul:

– Evite carregar o telefone, assim como carteira e documentos, nos bolsos traseiros de suas roupas. Os batedores de carteira estão sempre atentos às possibilidades iminentes de cometer o crime com sucesso. Você é observado sem perceber.

– Carregue sua bolsa junto ao seu corpo, procurando sempre mantê-la ao alcance dos seus olhos.

– Redobre a atenção com os seus pertences ao embarcar em transportes coletivos, principalmente se estiverem lotados. O empurra-empurra pode ser um aliado de quem pretende furtar um objeto.

– Ao andar pela rua, fique atento às pessoas que circulam ao seu redor. Fones de ouvido, plugados no celular, além de chamar atenção de ladrões, podem tirar a sua atenção no caminho.

– Não deixe celular, carteira e outros objetos pessoais em cima da mesa ou balcão de um estabelecimento. Qualquer instante de distração é suficiente para o criminoso agir.

Proteja o seu celular

O Vivo Proteção Celular oferece proteção contra roubo ou furto qualificado para aparelhos celulares, modem internet 3G e tablets. Além disso, você concorre a sorteios mensais no valor de R$ 10 mil enquanto estiver em dia com o pagamento do seguro.

> Proteção Celular: Conheça o seguro contra roubo e furto do aparelho

Gostou das dicas de evitar furtos? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Apropriação indébita de veículo
Homem tenta bloquear chip Vivo
cheque roubado
É importante ficar atento aos procedimentos após ter o passaporte roubado.
Smartphone para crianças da Positivo
Descobrir número de celular ficou mais fácil.