Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como evitar 4 dos principais golpes pela internet

A- A+

Apesar da facilidade para realizar desde compras até transações bancárias, a web não é exatamente um ambiente seguro. Golpes pela internet são frequentes, o que exige a adoção de medidas preventivas. Um simples descuido pode gerar dor de cabeça igual ou até maior do que ocorre com delitos cometidos fora do meio virtual.

Para se ter uma ideia dessa insegurança, a cada 15 segundos, um brasileiro é vítima de tentativa de golpes pela internet. Somente em julho deste ano, foram quase 175 mil casos. Os dados fazem parte do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes.

Alerta aos golpes pela internet

Criminosos cibernéticos contam com a ingenuidade de usuários para aplicar golpes. Foto: Shutterstock

Redes sociais são alvo preferido dos hackers

Dentro desse cenário, as redes sociais representam o alvo preferido dos hackers. Facebook, Twitter, Instagram possuem um grande número de usuários e, consequentemente, vítimas em potencial.

Além disso, para quem possui algum conhecimento de programação, essas plataformas são um prato cheio para o desenvolvimento de aplicativos que geram códigos maliciosos para roubo de dados.

A principal aposta dos criminosos cibernéticos é na ingenuidade dos usuários, que acabam deixando suas informações pessoais desprotegidas ao participar de supostos sorteios, prêmios e concursos que, além de não cumprirem com o que prometem, podem causar incômodos posteriores.

Evite 4 golpes pela internet

Mas como minimizar as invasões de softwares maliciosos e diminuir a incidência de golpes pela internet? A rede BBC na Espanha levantou os quatro tipos de ameaças virtuais mais comuns encontradas na web. Veja que cuidados adotar para não sofrer ataques e perder dinheiro.

Phishing

Sabe aquela mensagem que vem com um link chamando para você participar de alguma promoção? Agora, ela aparece também em suas redes sociais e com dizeres ainda mais convidativos, como: “Alguém acaba de publicar uma foto sua”.

Assim, ao clicar no endereço, você é redirecionado à página inicial do serviço e precisa fazer login para prosseguir. Apesar de ter a mesma cara do site original, o portal é falso e manda seus dados pessoais informados diretamente para hackers.

Golpe no WhatsApp

Outro caso comum entre os golpes pela internet envolve mensagens de voz no WhatsApp. Nesses casos, os usuários recebem e-mails dizendo que um de seus contatos deixou um recado no aplicativo e há um convite para acessá-lo. Na verdade, trata-se de uma fraude.

Ao cair no golpe, você abre as portas para um malware que se instalará em seu aparelho. O próprio WhatsApp adverte, através da sua página na internet, que não envia mensagens de texto nem e-mails, a não ser que o usuário tenha entrado em contato com o suporte técnico anteriormente.

Cupons de descontos

Sim, a modalidade existe e há diversas empresas sérias que podem ajudar você a encontrar o produto que deseja pelo melhor preço – um exemplo é o Vivo Descontos. Mas como nem tudo são flores, desconfiar de promoções e sorteios deve ser a regra.

Não é raro que alguma pessoa receba em seu e-mail mensagens oferecendo cupons de desconto. Em contrapartida, normalmente, é solicitado responder questionários e compartilhar os resultados nas redes sociais.

Apesar de parecer um bom negócio, você pode sair no prejuízo. Hackers se apoiam em nomes de grandes empresas para dar a impressão de segurança ao internauta. Mas os cupons nunca chegam e a pior surpresa pode estar na sua próxima fatura do cartão de crédito.

Encomenda não solicitada

É um sistema similar ao da fraude dos cupons de descontos. No entanto, nesse caso, ao invés de promoções, você recebe uma mensagem em nome de uma empresa de transportes, notificando sobre uma encomenda.

Para não cair nesse golpe, a dica é confirmar o remetente do envio, pois, na maioria das vezes, os dados são falsos e não correspondem aos reais da empresa.

Você vai se interessar por:

Como denunciar tentativa de golpe na internet

Prevenção de fraudes na web deve se estender do computador ao celular

Veja exemplos de fraudes em sites e e-mails para clientes Itaú

Fique de olho nos e-mails

Além desses casos de golpes pela internet, sempre é bom ficar ligado em e-mails sobre o suposto fechamento de contas do Facebook ou do Hotmail, morte de celebridades, pedidos de doação, e qualquer outra solicitação que requer nome de usuário e senha.

Para o advogado e presidente do Instituto Brasileiro de Direto Digital (IBDDIG), Frederico Ceroy, adotando os mesmos cuidados que se tem no mundo offline, é possível diminuir e muito a possibilidade de ser mais uma vítima de golpes pela internet.

 

Como você se previne dos golpes na internet? Deixe seu comentário.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças