Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como escolher o pacote de viagem

A- A+

Pensando em fazer a viagem dos sonhos ou apenas curtir férias de uma semana? Uma opção é pesquisar e encontrar um pacote de viagem que atenda às suas necessidades. Mas, com tantas anúncios na internet e em lojas de agências de turismo, é preciso ficar atento para conseguir o melhor custo-benefício na hora de curtir seu merecido descanso.

Pacote de viagem x excursão

De acordo com informações de março deste ano, da Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, 73,2% dos viajantes brasileiros vão optar por destinos nacionais nos próximos seis meses. E para os destinos mais populares, como as regiões Nordeste e Sudeste, há muitos pacotes de viagem que podem atender aos seus objetivos.

Primeiro, é importante não confundir pacote de viagem com excursão. Os pacotes geralmente têm um roteiro aberto, ao contrário da excursão, que possui um roteiro fechado com toda a programação pré-estabelecida. O pacote geralmente inclui as passagens, hospedagem e uma parte da alimentação – geralmente o café da manhã.

Para a gerente de Comunicação Corporativa da operadora CVC, Priscila Bures, uma dica para economizar é pensar na forma de pagamento. “Parcelar o pacote sem juros, preferencialmente no boleto bancário, traz economia e ainda deixa seu cartão de crédito livre para o caso de alguma emergência durante a viagem”, orienta.

pacote-de-viagem

Pesquisar e comparar é a melhor dica para escolher um pacote de viagem que seja do seu gosto. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para escolher seu pacote de viagem

Para contribuir com uma viagem tranquila e prazerosa, a agência de turismo CVC compartilhou com o portal Vivo Seu Dinheiro as principais dicas para os viajantes.

1 – Planeje a viagem com a maior antecipação possível. Seis meses de antecedência do embarque ou mais é um prazo recomendado. Durante esse período, as parcelas já estarão quitadas. Isso evita que você precise, ao voltar, continuar pagando prestações depois das férias. Algumas operadoras vendem pacotes com até 18 meses de antecedência.

2 – Se a escolha ou a decisão da viagem ficou para última hora, opte por garimpar promoções tipo “saldão de pacotes” ou opções em voos fretados, que costumam oferecer preços atrativos.

3 – Se a viagem for para o exterior, fique de olho em promoções de pacotes com câmbio promocional, que oferecem economia ao bolso. O câmbio promocional é aplicado no preço do pacote, ou seja, convertido para reais no ato da compra e parcelado em até dez pagamentos sem juros.

4 – Para gastos durante a viagem ao exterior, opte pelo cartão pré-pago ou moeda em espécie para limitar os gastos com antecedência.

5 – Encurtar a viagem nem sempre reduz as despesas. Melhor controlar as compras.

6 – Para baratear a viagem, operadoras oferecem opções de hospedagem em apartamentos duplos, triplos e, em alguns casos, quádruplos, sendo uma opção mais em conta para acomodar a família.

7 – Escolha um pacote de viagem que ofereça passeios inclusos, seguro viagem, assistência de guia e até alguns que incluam meia pensão ou pensão completa de alimentação, o que evita gastos extras no local. O cliente também tem a opção de agregar esses serviços ao pacote, no ato da compra, no Brasil, para aproveitar o parcelamento com o câmbio reduzido, em até dez parcelas e em reais.

8 – Consulte se a operadora oferece acordos exclusivos com hotéis, que garantem tarifas mais competitivas do mercado.

9 – Antecipe a viagem em um dia se houver promoções de pacote de viagem e fique atento às diferenças de preços entre alta e baixa temporada. Normalmente, a baixa temporada, que vai de março a junho e de agosto a novembro, no caso das regiões litorâneas, representa uma economia de até 30%.

Pacotes de viagem

Você já conhece o Vivo Compras? Além de oferecer milhares de produtos, é possível pesquisar os melhores preços em passagens aéreas, acomodação e pacotes de viagem para você.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para pacote de viagem

Já sabe onde quer passar suas próximas férias? Conte seus planos nos comentários!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple