Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como escolher bicicleta infantil ou juvenil

A- A+

Andar de bicicleta é uma boa opção de atividade física, além de ser uma diversão e tanto para as crianças. Mas é preciso saber escolher o modelo certo. Na hora de decidir por bicicleta infantil ou juvenil, é preciso levar em conta a idade, o quanto a pessoa já está acostumada a andar sobre duas rodas e também as características corporais, como altura e peso.

Como escolher entre bicicleta infantil ou juvenil

As bicicletas urbanas ou de mobilidade, sejam elas para crianças ou adultos, são focadas no conforto, na estabilidade e na segurança do ciclista, já que esses são os elementos principais de uma boa bike. Por isso, na hora da compra, o ideal é que a pessoa que vai andar esteja junto, para que ela possa testar o banco, o quadro, os pedais e o guidom.

Quando se trata de escolher uma bicicleta infantil ou juvenil, a preocupação com essas características é ainda maior. Como são crianças, muitas vezes tendo suas primeiras experiências com a bike, é importante evitar os riscos tanto quanto for possível. Por isso, a decisão de compra não pode ser tomada apenas com base na idealização e, sim, no conhecimento técnico.

bicicleta infantil ou juvenil

Bicicletas, na infância, devem respeitar a altura da criança e contar com rodas auxiliares. Foto: iStock, Getty Images

As rodas com aros entre 12 e 16 são as ideais quando o assunto é bicicleta infantil. Cada uma delas é indicada para uma idade diferente, sendo compatíveis com as alturas médias das crianças em cada fase. As menores, por exemplo, servem para crianças a partir dos 3 anos e costumam contar com rodinhas auxiliares para ajudar no desenvolvimento do pequeno.

Já as de aro 14 são ideais para uma bicicleta infantil que será usada a partir dos 4 anos. Elas são mais cômodas e duráveis, já que as crianças dessa idade começam a se aventurar mais sobre as duas rodas. Elas também têm rodinhas auxiliares e ainda podem ser equipadas com paralamas e amortecedores.

Uma bicicleta infantil de aro 16 é o limite das rodas da infância. Deve ser usada a partir do 7 anos e, apesar de ainda contar com as rodinhas auxiliares, já começa a ganhar as características de uma juvenil. Pneus de borracha com câmara de ar, estrutura tubular em carbono, alumínio e outros materiais mais resistentes e leves são algumas dessas características.

É nessa fase, depois dos 7 anos, que começam as dúvidas entre bicicleta infantil ou juvenil. A verdade é que tudo depende da altura da criança e o ideal é escolher um modelos em que ela consiga alcançar os pés no chão quando sentada no banco. Os modelos com aro 20 já fazem parte do período juvenil, da pré-adolescência e já não contam mais com rodas auxiliares e sim, têm modelagem adulta.

Você vai se interessar por:

Bicicleta é no Vivo Compras

Antes de comprar a sua bicicleta, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Gostou das dicas sobre bicicleta infantil ou juvenil? Comente.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico