Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como enviar documentos por WhatsApp e veja outras dicas

A- A+

Usuários que atualizaram o mais popular aplicativo de envio de mensagens instantâneas têm uma nova funcionalidade ao seu dispor. Agora, além de fotos, vídeos e áudio, é possível enviar documentos por WhatsApp.

Por enquanto, é possível apenas compartilhar com os contatos – somente aqueles que também atualizaram o aplicativo – arquivos em PDF. Mas há quem diga que é questão de tempo até surgirem novas atualizações, que permitirão o compartilhamento de outros formatos, como DOC e TXT.

Esse tipo de medida pode ser mais um sinal de que a empresa tem o desejo de ver o aplicativo começar a ser mais utilizado na gestão de negócios – para isso, amplia o seu leque de funções e talvez pode vir a oferecer possibilidades de planos de assinatura com aplicações premium.

Com a novidade, ao abrir a aba de arquivos para anexar na janela de um contato, há agora a opção Documento, enquanto as antigas Foto e Vídeo foram combinadas em uma só: Câmera.

É fácil enviar documentos por WhatsApp

WhatsApp tem o desejo de se tornar uma ferramenta para o dia a dia das empresas. Foto: iStock, Getty Images

Como enviar documentos por WhatsApp

Deseja compartilhar arquivos de trabalho, da faculdade ou e-books com seus contatos? Então veja o passo a passo abaixo e veja como é simples enviar documentos por WhatsApp.

  1. Entre na janela do contato ou grupo para o qual você deseja enviar o documento.
  2. Na barra superior, selecione o botão com o desenho de clipe, que significa anexar arquivo.
  3. Selecione a opção Documento e veja uma lista com todos os arquivos em PDF que você tem na memória do smartphone.
  4. Selecione, no seu diretório, o arquivo que você deseja enviar.
  5. Selecione a opção Enviar e veja se o seu contato recebeu o documento.

Outras utilidades do WhatsApp

O WhatsApp pode ser um verdadeiro vilão contra a produtividade no trabalho, mas, quando bem usado, é uma ferramenta muito útil. Agora que você aprendeu a enviar documentos por Whatsapp, confira outros macetes para usar melhor a ferramenta.

Teste as novidades antes

Se você tem um lado meio geek e adora novidades, pode se habilitar como um usuário “testador”. Basta acessar este link e clicar no botão “Tornar-se testador”. Você poderá baixar uma versão de teste do WhatsApp, que receberá as novidades antes dos demais. A contrapartida é que essa versão poderá apresentar bugs.

Compartilhe outros tipos de arquivo

Pela aba de anexos do WhatsApp, por enquanto, só é possível compartilhar mesmo os documento em PDF. Mas se você quer enviar arquivos em formato ZIP, DOC, XLS e outros tantos, basta usar serviços de armazenamento em nuvem, como Dropbox e Google Drive, e compartilhar seus arquivos públicos por meio do WhatsApp. Na prática, para o seu contato, dá no mesmo.

WhatsApp no computador

Se você tem conversas importantes e longas no aplicativo e não gosta de digitar no smartphone, use o WhatsApp Web, versão que pode ser usada no navegador do seu desktop. Basta acessar o site, abrir o aplicativo no smartphone e, nos três pontinhos das opções do canto superior direito, selecionar WhatsApp Web. Então é só apontar a câmera para o QR Code do site e sua lista de contatos aparecerá no navegador do desktop.

Listas de transmissão

É possível mandar uma mesma mensagem para vários contatos ao mesmo tempo sem criar um grupo para isso. O recurso se chama Lista de transmissão, e cada um que receber a mensagem vai visualizá-la como se fosse individual. No menu inicial, basta selecionar Nova transmissão, adicionar os contatos, selecionar o botão Criar e enviar a mensagem.

Use atalhos

Se você tem algum grupo ou contato importante, seja pessoal ou referente a trabalho, que precisa contatar frequentemente, pode criar um atalho para ele na tela principal do Android, economizando tempo. Entre na janela da conversa, selecione os pontinhos do menu, vá em Mais e selecione Adicionar atalho. O ícone aparecerá automaticamente para a tela inicial.

Você vai se interessar por:

Proteção para o seu celular

Se o celular é indispensável para você, que tal cuidar melhor dele? Você pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu aparelho. O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular. Você também concorre a sorteios mensais de R$ 10 mil.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

O que achou das novidades sobre o WhatsApp? Comente!

queda do dólar
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito
como lidar com a avareza
o que é a lei de diretrizes orçamentárias