Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como entender as notícias do mundo econômico

A- A+

Se você assiste diariamente (ou mesmo esporadicamente) os telejornais, deve notar as que as notícias do mundo econômico mais parecem um mistério a ser desvendado. Com uma série de termos técnicos, elas parecem interessar somente a especialistas.

Como as notícias do mundo econômico afetam você

Simplificando um pouco, a economia é uma área que estuda a distribuição de recursos financeiros. E você, como qualquer outro mortal, precisa desses recursos para viver. Em outras palavras, as notícias do mundo da economia e dos negócios afetam diretamente a sua vida, ainda que não perceba.

Se você paga impostos, leva sustos com os altos preços no supermercado e nota que o desemprego está aumentando, você já sabe (mesmo sem perceber) o que é carga tributária, inflação e ainda tem uma ideia do que é crise na indústria. Para melhorar, é bom saber como elas funcionam.

noticias-do-mundo

Entender ternos que afetam sua vida é essencial. Foto: iStock, by Getty Images

Um estudo realizado por estudantes da Universidade Mackenzie, em 2013, relacionou diretamente o endividamento da classe C com a falta de compreensão das notícias do mundo econômico. Essa fato já dá uma ideia clara da influência da economia na qualidade de vida.

Número 1 das notícias do mundo dos números

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e um dos assuntos mais mencionados nas notícias do mundo econômico. Ela serve como referência para todas as outras taxas e também para alguns investimentos, como os fundos DI. Ela também é utilizada na tentativa de conter a inflação.

Você não precisa ser economista para entender como ela funciona, mas um estudo sobre o assunto é interessante. À medida que você entende da Selic, entenderá também das movimentações da inflação, da alta dos preços no supermercado e de outros fatores indicarão a hora de comprar menos, de arriscar um novo emprego e de fazer os investimentos corretos.

Para entender as notícias do mundo econômico

O economista e consultor Ricardo Amorim, que conta com larga experiência internacional, indica quatro livros para entender melhor como funciona a economia.

livro1Freakonomics: Coletânea de estudos desvenda mistérios e destrói alguns mitos, por meio da aplicação da teoria econômica e do estudo de dados que passam despercebidos.

 

 

 

livro2Economia sem truques: A publicação traz princípios básicos da economia, aplicados à realidade brasileira. Tudo isso, porém, de forma descontraída, facilitando a compreensão.

 

 

 

livro3Manias, pânico e crashes: A obra traz um panorama histórico da economia mundial desde o Império Romano, ilustrado pelas diversas crises ocorridas desde então.

 

 

 

livro4Ensaios de Warren Buffet: Se você sonha em ganhar dinheiro, nada melhor do que aprender com quem é mestre nessa área.

Dicas de finanças pessoais

Se você dispõe de pouco tempo para correr atrás de notícias do mundo econômico, o Vivo Finanças Pessoais pode dar uma forcinha para você. O serviço, que funciona por meio de SMS, envia dicas atualizadas de finanças pessoais e testa seus conhecimentos com um quiz sobre o assunto enviado.

Dessa forma, você aprende a utilizar seu dinheiro com mais segurança, sabendo quando e como investir, e ainda concorre a sorteios diários de R$ 2,5 mil.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Gostou das dicas para ficar por dentro das notícias do mundo econômico? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como lidar com a avareza
abrir uma empresa de contabilidade
Como ter uma boa qualidade de vida
Queda do consumo das famílias brasileiras
Jovem organizado com custos e despesas