Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como enriquecer seu currículo para conseguir um bom trabalho

A- A+

Ter experiências profissionais interessantes é importante, mas saber apresentá-las de forma clara é o que pode lhe garantir uma entrevista de emprego. Há uma série de dicas sobre como enriquecer seu currículo que, embora pareçam simples, passam despercebidas pela maioria dos candidatos.

Personalização é a chave para enriquecer currículo

A psicóloga e orientadora de carreira Luciane Linden, do Unisinos Carreiras, sustenta que enviar 15 currículos personalizados traz mais chances de conseguir uma entrevista do que enviar 50 documentos iguais para as empresas.

Mas como enriquecer seu currículo para deixá-lo personalizado? Isso significa, conforme Luciane, atualizar cada documento de acordo com as especificações da vaga a qual está se candidatando. “É melhor não mencionar cursos que não estão de acordo com o cargo pretendido. Para que o gestor da empresa leia até o final, as informações devem estar sucintas, porém com qualidade”, avalia.

seudinheiro-Como-enriquecer

Cuidado com o currículo é essencial para uma boa impressão. Foto: iStock, Getty Images

Confira 6 dicas para enriquecer currículo

1 – Retire o título ‘curriculum vitae’

Entre os profissionais da área de RH, esse formato já está em desuso. “O nome completo do candidato, com uma fonte um pouco maior que o restante, deve servir como título”, explica Luciane. Isso também ajuda na identificação dos pretendentes.

2 – Esclareça os objetivos

“Poucas pessoas descrevem seus objetivos, mas essa é uma excelente forma de enriquecer currículo”, destaca a orientadora de carreira. “É importante incluir o tópico ‘objetivos’ e descrever, em quatro ou cinco linhas, o que você espera da empresa e sua área de interesse.

Este é o espaço para se apresentar, mostrar o que você conhece da organização e porque merece vaga – e pode ser crucial para ser chamado a uma entrevista.

3 – Não se enalteça demais

Ainda no tópico “objetivos”, é importante colocar suas habilidades. Luciane destaca, porém, que enriquecer currículo não significa se enaltecer muito. “É importante colocar um diferencial que seja realmente importante para a empresa. Mencionar que é comprometido pode não ajudar muito, por exemplo, pois essa é uma obrigação de todos os profissionais”, pontua.

4 – Curso de idiomas

Mesmo quem tem pouca experiência pode ter um currículo interessante, garante a psicóloga. Cursos ligados à área de interesse, assim como os de idiomas e de informática sempre são importantes para a empresa. Para recém formados, a trajetória acadêmica – monitorias, participação em grupos de pesquisa, entre outros – é válida.

Você vai se interessar por:
Como melhorar a busca em classificados de emprego
Conheça 6 sites de emprego com vagas abertas
Saiba onde procurar empregos online em 4 cidades

5 – Trabalho voluntário

Possuindo ou não experiência profissional, adicionar um trabalho voluntário é uma maneira de enriquecer currículo, pois mostra o lado cidadão do candidato. Atividades relacionadas a ONGs de animais, pessoas de rua, lares de idosos, associações de bairros, grupos de danças folclóricas ou qualquer tipo de grupo comunitário contam.

6 – Sorria

O tamanho que a foto ocupa no currículo continua o mesmo – deve ser pequena, como a 3×4 – mas muita coisa mudou. Luciane explica que é bem visto o candidato que aparece com um leve sorriso. “Mostra disposição e simpatia”, garante. As mulheres devem optar pelo cabelo solto e podem usar maquiagem, sem excessos. Os homens podem ter barba, desde que bem aparada e cuidada.

7 – Caiu na rede…

Muito cuidado com o que coloca nas redes sociais. “As pesquisas apontam que 35% a 40% das empresas avaliam as redes sociais dos candidatos, ou ao menos fazem uma busca no Google. É preciso cuidar a superexposição  e comentários maldosos sobre assuntos polêmicos”, adverte.

Estrutura do currículo

Para acertar na hora de pleitear uma vaga, é interessante montar um currículo na seguinte ordem: nome, dados pessoais, objetivos, formação acadêmica, experiência profissional e informações adicionais – onde se pode incluir, se for o caso, o trabalho voluntário.

Gostou das dicas de como enriquecer seu currículo? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria