Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como enfrentar o estresse causado pela dívida

A- A+

A dívida é um grande causador de estresse na vida moderna. Esse incômodo é tão grande, que essa é apontada como uma das principais causas de separação de casais. O número de pessoas que não conseguem manter um orçamento equilibrado cresce cada vez mais. Somente no Distrito Federal, 81,4% das famílias está nessa situação, conforme pesquisa realizada pela Fecomércio.

O presidente da entidade, Aldemir Santana, acredita que questões pontuais relacionadas ao maior comprometimento das famílias com os gastos extras do início de ano ajudem a explicar esse cenário. Por isso, é importante saber enfrentar essa situação de estresse sem deixar que a dívida prejudique sua qualidade de vida.

divida

Admitir o problema é o primeiro passo para superar a dívida. Foto: iStock, by Getty Images

 

Descubra como testar seu estresse financeiro

Você tem calafrios só de ouvir a palavra “dívida”? Geralmente isso é resultado de uma equação complicada de resolver.

O Serasa fornece dicas importantes sobre educação financeira, simuladores de gastos e aplicativos para a organização financeira. A instituição conta ainda com diversas orientações sobre como sair do vermelho, como evitar a dívida e até mesmo um manual voltado a compradores compulsivos. Uma das  ferramentas mais interessantes é, sem dúvida, o teste de estresse financeiro.

Perguntas como “você tem dificuldade para dormir?”, “você perde o apetite?” ou “você perde o interesse pelas coisas com facilidade?” fazem parte do questionário que ajuda a identificar o nível de estresse.

Esta é uma equação importante de ser resolvida, pois especialistas afirmam que conseguir pagar todas as contas com seu salário não significa que você seja organizado financeiramente. Pessoas que pagam as contas e ainda perdem o sono, ou passam muito tempo pensando em dinheiro, ainda estão na metade do caminho no que se refere ao aprendizado monetário.

Como reduzir o estresse e sair da dívida

A parte mais desconfortável do estresse financeiro é a ansiedade e a falta de controle da situação. Portanto, admitir seu problema é o primeiro passo para sair dele.

Conforme a cartilha Como lidar com as dívidas, elaborada pelo Banco Central do Brasil, deve entrar nesse esforço inicial um planejamento para listar todas as dívidas. Conhecer experiências bem-sucedidas e buscar ajuda profissional são outras duas dicas importantes do guia.

7 dicas para acabar com a dívida

  1. Envolva toda a família na tarefa de se livrar da dívida.
  2. Não faça novas dívidas.
  3. Renegocie as dívidas com os credores, busque melhores condições, prazos e juros.
  4. Priorize os pagamentos de dívidas mais caras, ou seja, as que cobram juros mais altos.
  5. Reduza custos, diminuindo o quanto conseguir dos gastos supérfluos.
  6. Identifique e elimine despesas que beneficiam pouco você ou sua família principalmente os desperdícios.
  7. Busque obter renda extra, talvez descobrindo um talento ou habilidade pessoal.

Facilidades

Evitar o agravamento de problemas financeiros pode ser uma forma de evitar que o estresse se agrave. Longe de ser uma solução para toda a dor de cabeça, medidas preventivas podem ser tomadas com antecedência para evitar problemas. Nessa linha, ter assegurado o pagamento de contas e a manutenção de serviços pode facilitar a vida, em um momento tão crítico.

O Vivo Conta Garantida é um serviço voltado a você que possui plano pós-pago. Em caso de perda de emprego involuntária ou de afastamento do trabalho, a quitação da conta fica garantida, assim como a operação normal do plano. Saiba mais:

> Vivo Conta Garantida: Assegure 3 meses de conta paga de celular em caso de desemprego

Gostou das dicas para enfrentar o estresse pela dívida? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado