Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como emitir o boleto Enem 2015 para se inscrever

A- A+

Muitos candidatos às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm enfrentado algumas dificuldades para concluir a inscrição. O maior entrave é a emissão do boleto Enem 2015. O documento é necessário para o pagamento da tarifa de R$ 63, que valida a inscrição do estudante.

É preciso desbloquear pop-ups para emitir o boleto Enem 2015

Uma das dicas do próprio Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação das provas, é o desbloqueio de pop-ups no navegador. O Inep divulgou algumas dicas para facilitar a emissão do boleto Enem 2015 o quanto antes, visto que o pagamento só pode ser realizado até 10 de junho, exclusivamente no Banco do Brasil.

A prova acontece no dia 24 e 25 de outubro. Foto: iStock, by Getty Images

A prova ocorre no dia 24 e 25 de outubro. Foto: iStock, by Getty Images

O bloqueio de pop-ups – aquelas janelinhas com avisos ou propagandas – pode impedir o acesso a diversos tipos de conteúdo na internet, inclusive sites. Pode ser também o motivo de muitos não conseguirem acessar o boleto Enem 2015.

Em cada navegador, a forma de desbloqueio é diferente. Se você utiliza o Google Chrome, basta acessar o menu Configurações, depois clicar em Privacidade, seguir para Configurações de Conteúdo e Pop-ups. Depois, é só marcar a opção “permitir que todos os sites exibam pop-ups”.

Já no Firefox, o sistema de desbloqueio é mais complexo. As instruções completas podem ser acessadas no site do suporte do próprio navegador.

Emita o boleto Enem 2015 sem complicações

Em primeiro lugar, para fazer sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio, é importante checar algumas configurações de sua máquina. O sistema desenvolvido pelo Inep foi homologado para ser acessível no navegador Firefox, a partir da versão 37, com aplicativo leitor de tela NVDA, a partir da versão 2015.1.

Para facilitar o acesso do estudante, o Inep disponibiliza, em seu site, a última versão do Firefox para download. Estando de acordo com as recomendações quanto ao navegador e desbloqueio de pop-ups, é bem possível que você consiga emitir o boleto Enem 2015 sem problemas.

Após acessar o site do Inep e preencher todos os dados necessários para a sua inscrição, é preciso anotar a senha que será gerada pelo sistema. A confirmação de data, horário e local de prova, bem como a língua estrangeira escolhida e eventuais necessidades especiais do candidato virão por e-mail, algumas semanas antes do exame.

O prazo para a inscrição se encerrou em 5 de junho. Os candidatos que conseguiram concluir a inscrição, mas não conseguiram gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU), que nada mais é do que o boleto, podem fazer o acompanhamento e tentar novamente em outro momento.

Para evitar a lentidão do sistema, o Inep recomenda horários alternativos de navegação das 6h às 8h, e após as 20h. É importante lembrar que os estudantes que estão cursando o último ano do Ensino Médio ficam, automaticamente, isentos de taxa. Outros candidatos, em situação de carência socioeconômica, também podem solicitar a isenção, com uma declaração no ato da inscrição.

Você se lembrou de alguém ao ler sobre a emissão do boleto do Enem 2015? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
como economizar na limpeza
como conseguir desconto em faculdade particular
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Aulas particulares de matemática
Aulas particulares de inglês