Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como emitir GPS em atraso e regularizar a situação

A- A+

Por diversos motivos, muita gente atrasa o pagamento da Guia de Previdência Social, a famosa GPS. Mas é possível emitir GPS em atraso e regularizar a situação. Saiba como  proceder nessa situação.

É possível emitir GPS em atraso pela internet?

Para emitir GPS em atraso, é preciso entrar no site da Receita Federal e inserir seus dados relacionados ao Programa de Integração Social (PIS).

É possível emitir GPS em atraso pelo site da Receita Federal. Foto: Arquivo Pessoal

É possível emitir GPS em atraso pelo site da Receita Federal. Foto: Arquivo Pessoal

O primeiro passo é selecionar a situação em que você se enquadra: a de “contribuintes filiados antes de 19/11/1999” ou após essa data, pois tratam-se de categorias diferentes. Em seguida você digita o NIT/PIS/Pasep e aparecerá o seu nome. Clique em “confirma” (ou “apaga”, se estiver incorreto).

Você vai se interessar por:
INSS em atraso: como regularizar a contribuição

Para não cometer nenhum erro ao emitir GPS em atraso, é interessante ter a carteira de trabalho em mãos na hora da consulta. Após inserir seus dados, é preciso selecionar seu regime de trabalho, que pode ser autônomo, doméstico, empresário, facultativo ou segurado especial. Em seguida, adicione o período em atraso e o sistema irá fazer um cálculo.

No entanto, para emitir GPS em atraso corretamente é preciso entender um pouco de contabilidade, saber o salário de contribuição e também saber usar corretamente a tabela de anos anteriores da Receita Federal, que é a base de cálculo para as contribuições em atraso. É possível também emitir GPS em atraso com códio de barras.

Como funciona a GPS

Com a guia de pagamento, é possível fazer o pagamento da contribuição previdenciária na rede bancária e casas lotéricas, sem a necessidade de ir ao INSS. A guia em atraso pode ser gerada para um mês específico ou para um período, desde que não seja inferior aos últimos cinco anos.

Para as guias em dia, é possível ainda efetuar o pagamento por débito em conta programado. Dessa forma, não é preciso gerar uma guia. Essa modalidade de pagamento pode ser solicitada via internet ou em terminais de atendimento eletrônico, disponibilizado em alguns bancos.

Mudança de vencimento da GPS de domésticos

Se você tem algum empregado doméstico formalizado, preciso estar atento à mudança de data de vencimento. Desde o dia 2 de junho deste ano, os valores relativos à contribuição previdenciária e ao Imposto de Renda incidentes sobre o salário terão vencimento sempre no dia 7. O data foi alterada pela Lei Complementar 150.

 

Gostou das dicas para emitir GPS em atraso? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como funciona a aposentadoria por invalidez
o que é previdência complementar
tempo de aposentadoria por idade
aporte em previdência privada
Novo celular chinês
Comparativo de celulares ajuda a escolher