Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba quando e como economizar na troca de carro

A- A+

Definir qual é o momento certo para a troca de carro pode não ser uma decisão fácil de se tomar. Afinal de contas, muitas vezes o automóvel ainda está em bom estado, mas você deseja contar com as novas opções disponíveis no mercado.

No fim de contas, ainda resta a dúvida de como a escolha vai impactar no seu orçamento. Por isso, antes de definir, vale a pena avaliar com calma todos os fatores envolvidos, que podem variar de acordo com a sua situação.

Desvalorização encarece troca de carro

Um dos principais fatores para se considerar no momento da compra de um veículo é a depreciação que ele sofre. Afinal, esse detalhe vai fazer toda a diferença quando você decidir que é hora de vender o carro. Conforme explica o gerente de marketing do WebMotors, Rafael Constantinou, no primeiro ano de uso de um automóvel a desvalorização pode passar de 20%.

Com o passar do tempo, a tendência é que esse índice diminua e o carro passe a apresentar um valor estável. Ou seja, a incidência é maior nos veículos novos. Por conta disso, fazer a troca todos os anos, em especial de um zero quilômetro por outro, não compensa.

Com a manutenção do automóvel em dia, você perde menos dinheiro na troca de carro. Foto: iStock, Getty Images

Com a manutenção do automóvel em dia, você perde menos dinheiro na troca de carro. Foto: iStock, Getty Images

Manutenção indica a hora para troca de carro

Se você não tem problema em passar vários anos com o mesmo veículo, o momento ideal para fazer a troca de carro pode ser quando chegar ao fim o prazo de garantia. Até lá, o automóvel já vai estar com uma rodagem maior e é bem provável que os problemas passem a ser mais frequentes.

O preço de revenda pode não ser tão alto, mas você economiza na trocas de peças e visitas à oficina, que podem pesar no orçamento. Conforme lembra ainda Constantinou, é preciso que o consumidor esteja consciente do papel cumprido pelo carro. Ao invés de um investimento com retorno de lucros, ele é um bem de consumo e, como tal, tende a desvalorizar com o passar do tempo.

No fim de contas, o valor aplicado inicialmente e aquele que você recebe na revenda sempre vão estar distantes. Para minimizar esses efeitos, a melhor solução é manter todas as revisões em dia e ter cuidado com a manutenção de itens como a lataria, o estofamento dos bancos e mesmo os equipamentos internos.

 

Assistência é alternativa para vidraceiro e outros serviços

Quer evitar surpresas com o seu automóvel? Caso você não tenha uma reserva financeira para emergências, uma boa alternativa é fazer seguro. Desta forma, urgências podem ser resolvidas de forma rápida e com garantia.

É o caso do Vivo Multiassistência, que oferece serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção em residência. Problemas hidráulicos e elétricos, vidraceiros e chaveiros estão entre os trabalhos oferecidos pela assistência residencial.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Gostou das dicas para decidir quando fazer a toca de carro? Compartilhe!

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
dinheiro poupança pode ser penhorado
viagens econômicas pela Europa
como lidar com a avareza