Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como economizar na festa de 15 anos

A- A+

A festa de 15 anos ainda está entre os sonhos de muitas meninas – e também dos seus pais. O grande desafio é fazer com que essa noite de comemorações possa ser encaixada no orçamento sem que renda dívidas difíceis de pagar mais tarde. Para isso, o segredo está em organizar todos os detalhes com antecedência.

Festa de 15 anos pode ser econômica

Para fazer com que a festa se adeque ao perfil da aniversariante, mas sem gerar custos excessivos, é fundamental planejar a noite meses antes. Dependendo das opções que você deseja, até mais do que isso. O ideal é saber, desde o início, o quanto você pode gastar. O primeiro passo é estimar qual vai ser o número de pessoas presentes no evento.
“O planejamento de uma festa de 15 anos é definir quem e quantas pessoas você irá convidar, porque a partir desse dado você terá em mãos o que é necessário para os convites, buffet e espaço da festa. Para não ultrapassar os limites, convide apenas quem realmente importa”, explica Sidone Piassum, da Nitro Produtora.
Com uma estimativa em mãos, é possível buscar o salão em que a festa vai ocorrer. O importante é pesquisar com calma, pois os valores variam bastante. Na hora de escolher, avalie também o quanto de decoração será necessária para adaptar o espaço.
Vestidos com saias removíveis e sapatos versáteis são formas de economizar. Foto: iStock, Getty Images

Vestidos com saias removíveis e sapatos versáteis são formas de economizar na festa de 15 anos. Foto: iStock, Getty Images

Detalhes de uma festa de 15 anos

Para facilitar o planejamento depois de escolher o local, coloque no papel todos os outros itens que ainda exigem a sua preocupação. Confira uma lista com os principais deles:
– Vestido da debutante
– Buffet e bebidas
– Despesas com o salão de beleza
– Fotografia e filmagem
– Cerimonial
– Decoração
– Sonorização
– Lembrancinhas
– Convites
Com tantos detalhes, organizar com antecedência também permite que você tenha mais tempo para negociar com as empresas e encontrar o melhor custo-benefício. Segundo Sidone, outra vantagem é o pagamento facilitado, que pode ser feito com mais desconto ou em parcelas que se encaixem no orçamento familiar. Em geral, os valores variam entre R$100 a R$300 por convidado.
Se os preços não estão de acordo com o que você planejou, a dica é buscar soluções mais em conta. Usar um vestido para o início e outro para dançar mais tarde é uma opção comum, mas que encarece os custos da festa. Em vez disso, uma alternativa é buscar vestidos com saia removível, que se adaptam facilmente ao dois momentos.
Mudar o cardápio e escolher combinações mais simples também ajuda. Em vez de um jantar, há a possibilidade de servir aos convidados um coquetel. Lembre-se de que, no fim de contas, o importante é que a celebração agrade a aniversariante e a sua família.
> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou das dicas para realizar uma festa de 15 anos? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
parcelar festa de casamento
casar ou comprar um apartamento
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images