Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como economizar energia no inverno sem passar frio

A- A+

Saem de cena o ventilador e o ar condicionado, entram o chuveiro elétrico e o aquecedor. Durante o inverno, com as temperaturas mais baixas, o consumidor tende a buscar soluções que, como regra geral, resultam no aumento do consumo de energia elétrica. Mas como economizar na estação mais fria do ano?

Segundo dados da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), durante o inverno, a depender da região, do tamanho da família e dos hábitos do consumidor, o aumento na conta de energia elétrica pode variar entre 20% a 50%. Esse valor é sentido no bolso do consumidor.

Como economizar na conta de luz

Se a conta de luz está cara, você pode adotar medidas para economizar. Fotos: iStock, Getty Images

Como economizar no inverno

Se o uso da energia elétrica é maior durante a estação do frio, o consumidor precisa tomar algumas atitudes para diminuir o consumo e os gastos sem perder o conforto e deixar de se esquentar. Como economizar? A Associação dos Consumidores (Proteste) separou algumas dicas de uso consciente que geram economia para o consumidor. Confira:

Chuveiro elétrico

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o chuveiro é um dos campeões de consumo de energia em uma residência, representando entre 25% e 35% da conta de luz de uma família.

Segundo o órgão, na posição “inverno”, o consumo do aparelho fico entre 4,5 e 6 quilowatts-hora (kWh). Já na posição “verão”, com a água fria, ele cai para 3,5 kWH.

A dica da Proteste é diminuir o tempo do banho, fechando o registro na hora de se ensaboar. Segundo a associação, com essa prática, a economia pode chegar a 30%.

Como economizar na conta de luz

Geladeira

Outro eletrodoméstico de alto consumo é a geladeira, que fica ligada 24 horas na tomada, consumindo cerca de 30% do total de energia elétrica de um lar.

Segundo a Proteste, para economizar no gasto de energia, o consumidor pode ajustar o termostato do eletrodoméstico para uma potência menor, já que o clima está frio. A atitude possibilita que a geladeira continue funcionando, mas gastando menos energia.

Como economizar na conta de luz

Ferro elétrico

Mais um vilão da economia durante o inverno, o ferro de passar roupas eleva o custo da conta nesse período porque gasta mais tempo para aquecer.

A dica da Proteste é utilizá-lo de forma a passar o máximo de roupas em uma única vez. Outra recomendação é deixar as roupas mais leves por último, passando-as já com o aparelho desligado.

Como economizar na conta de luz

Você vai se interessar por:

Bandeira amarela, verde ou vermelha: entenda a conta de luz mais cara

Sistema de bandeiras tarifárias: entenda o aumento da conta de luz

Descubra como solicitar 2ª via conta de luz em 8 Estados

Fique de olho em outros vilões

O consumo de outros aparelhos e eletrodomésticos também aumenta durante o inverno. Segundo a Proteste, equipamentos que utilizam energia para gerar calor têm potência maior. Como consequência, consomem mais na estação.

Durante o período, eles costumam ser mais utilizados. É o caso de aquecedores de ambiente, torneiras elétricas, secadoras de roupa e secadores de cabelos.

Como economizar com eles? No caso da secadora de roupas, o ideal é o consumidor acumular o máximo de peças possível em cada uso do eletrodoméstico. Em relação ao aquecedor, o mais recomendado é que ele só seja utilizado em ocasiões de extremo frio.

“O eletrônico, além de consumir muita energia, pode ser prejudicial ao consumidor, causando queimaduras se mal utilizado”, aponta a associação. As torneiras devem ser bem fechadas e só abertas quando foram realmente utilizadas, economizando energia e água.

 

Você tem uma boa dica para quem quer aprender como economizar? Deixe um comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria