Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como descobrir o CNPJ de uma empresa pelo nome

A- A+

Na hora de preencher formulários e documentos, são tantas as informações pedidas que, vez ou outra, acaba faltando algo. Se o papel em questão é referente a uma companhia, talvez falte o dado mais importante: seu número de inscrição junto à Receita Federal. Mas há como descobrir o CNPJ de uma empresa pelo nome dela – e de forma fácil.

Mulher buscando saber como descobrir o CNPJ de uma empresa.

CNPJ é a identificação numérica de uma pessoa jurídica e existe desde 1998 no Brasil. Foto: Shutterstock

Como descobrir o CNPJ de uma empresa

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é para a empresa o que o CPF representa para uma pessoa física. Se você quer saber como descobrir o CNPJ de uma empresa, saiba que não é difícil. Existem ferramentas online que oferecem o recurso com apenas alguns poucos cliques.

Sua busca pode começar pelo site da Junta Comercial de seu estado. Em alguns locais, como São Paulo, esse é o modo mais fácil de obter a informação. O serviço online do órgão oferece diversos recursos para que você encontre o que está procurando.

Logo no primeiro campo disponível, você pode colocar o nome da empresa ou a sua razão social. Ainda assim, caso não encontre, há mais opções de busca refinada. Você pode optar pela pesquisa simples ou pela pesquisa avançada, que permite o preenchimento de campos variados, conforme as informações que você tenha disponível.

Outro recurso oferecido no site do órgão paulista é fazer a pesquisa no mapa, conforme endereço da empresa, em qualquer localização do estado de São Paulo.

Vale a pena visitar a página na internet da Junta Comercial em seu estado. Quem sabe você também não descobre ferramentas interessantes nela?

Conheça o portal CNPJ Brasil

Para as demais localidades do Brasil, uma boa dica para saber como descobrir o CNPJ de uma empresa é através do portal CNPJ Brasil. Para pesquisar as empresas, basta colocar o nome no campo de busca.

Mas algumas dicas ajudam a encontrar melhores resultados. Entre elas, estão a utilização de aspas para termos compostos, a busca com menos palavras, o uso de termos mais genéricos e a procura por palavras diferentes.

Para buscar, além de utilizar o nome da empresa, o usuário pode procurar pela sua atividade, além da cidade e do Estado. Isso tudo ajuda a refinar as buscas. Se a companhia que procura tem um CNPJ válido, será difícil você não achá-la.

Você vai se interessar por:

Saiba mais sobre o CNPJ

O CNPJ é utilizado no Brasil para identificar através de um número uma pessoa jurídica e outros tipos de arranjos sem personalidade jurídica, como condomínios, órgãos públicos, fundos, entre outros, junto à Receita Federal e o Ministério da Fazenda.

O CNPJ compreende as informações cadastrais das entidades de interesse das administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Ele foi criado em 1998, como uma evolução do antigo Cadastro Geral de Contribuintes, o CGC.

O número do cadastro do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é composto por 14 dígitos. No CNPJ, estão informados data de abertura da empresa, nome da empresa, título ou nome fantasia, código e descrição das atividades econômicas principal e secundária, código e descrição da natureza jurídica, endereço e situação cadastral.

 

Gostou de saber como descobrir o CNPJ de uma empresa pelo nome? Compartilhe essas dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria