Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como descobrir nome pelo CPF

A- A+

Você já deve ter se perguntado, em algum momento, se existe uma maneira de um cidadão comum descobrir nome pelo CPF? Caso ainda não saiba, a resposta é sim. De uma forma bem simples, você descobre até um pouco mais.

É fácil descobrir nome pelo CPF?

Para descobrir nome pelo CPF, é preciso ter em mãos o número do documento e a data de nascimento do cidadão. Acessando o site da Receita Federal você acessa, na verdade, um serviço chamado Comprovante de Situação Cadastral.

O serviço, além de descobrir nome pelo CPF, ainda informa se a situação cadastral é regular ou não, a data de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o dígito verificador do documento.

seu-dinheirodescobrir-nome-pelo-cpf

Fraudes e golpes acontecem a partir de documentos roubados ou perdidos. Foto: iStock, by Getty Images

Descobrir nome pelo CPF, sim. O contrário, não.

É interessante lembrar que só é possível descobrir nome pelo CPF no site da Receita Federal porque se trata de um serviço prestado ao cidadão. Mas (ainda bem) o contrário não acontece.

Na realidade, somente estabelecimentos comerciais e instituições financeiras vinculadas aos órgãos de proteção ao crédito têm autorização para fazer consultas a respeito dos nomes e documentos do cidadão, com a finalidade de proteger seu negócio dos maus pagadores.

Cuidado para evitar golpes com documentos

Com o crescente número de fraudes, é melhor mesmo encontrar mecanismos de proteção para preservar seus documentos. Conforme dados da Serasa Experian, a cada 15,9 segundos ocorre uma tentativa de fraude no Brasil.

Você vai se interessar por:
CPF suspenso x nome sujo: o que fazer em cada situação

Pessoas que são vítimas de roubo ou perda de documentos têm o dobro de chance de cair em golpes. Conforme o órgão de proteção ao crédito, as fraudes conhecidas como roubo de identidade chegaram a 162.854 no mês de abril. Isso representa alta de 4% em relação a março.

Segundo o Serasa Experian, entre as principais fraudes cometidas por golpistas estão a abertura de contas bancárias com documentos roubados, a compra de bens e serviços e o financiamento de veículos.

O pior de tudo, para o consumidor lesado, é que ele geralmente só descobre o golpe quando tenta fazer uma compra de um valor mais elevado, ou quando é acionado judicialmente por falta de pagamento. Por isso, em caso de perda ou furto de documentos, o melhor é registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil e, em seguida, comunicar os órgãos de proteção ao crédito.

Monitore seu CPF

Se você quer saber absolutamente tudo o que acontece com o seu CPF, isso é possível através do Vivo Alerta CPF. O serviço, oferecido em parceria com a Serasa Experian, envia alertas de SMS toda vez que o seu nome for consultado, alterado ou estiver prestes a ser negativado. Além disso, você recebe regularmente dicas para evitar fraudes.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas de descobrir nome pelo CPF? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças