Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como desativar sessões ativas do WhatsApp Web

A- A+

O tão esperado WhatsApp Web chegou ao Brasil em 2015. Lançada primeiro para Android e depois para iOS, a nova versão do aplicativo mais utilizado do país permite que você acesse e responda mensagens através do computador.

Mas a facilidade também exige cuidados. Deixar sua conta aberta em um segundo dispositivo pode facilitar o vazamento de informações.

Usuário usando o WhatsApp Web.

Versão para smartphones do WhatsApp é o aplicativo mais utilizado do Brasil. Foto: iStock, Getty Images

O que é o WhatsApp Web

O WhatsApp para telefones é o aplicativo mais utilizado do Brasil. Uma pesquisa da agência Opinion Box mostra que, se os brasileiros pudessem baixar apenas um app em seus smartphones, o software de mensagens seria o escolhido de mais de 50% das pessoas.

Os dados são reiterados por estudo GlobalWebIndex, que identificou que mais da metade dos brasileiros possuem o aplicativo em seu celular.

O WhatsApp Web é uma extensão do app de smartphone para os computadores. Abrindo a opção no painel de ajustes do aplicativo em seu celular, você consegue realizar a leitura de um QR Code no site do serviço e abrir o seu histórico de conversas em um PC ou Mac. A partir daí, o usuário pode conversar normalmente pelo computador, da mesma maneira com faz no telefone.

Como sair das sessões do WhatsApp Web

Como o aplicativo está disponível para plataformas diferentes, a desconexão também acontece de maneiras distintas em cada sistema operacional.

No iOS, por exemplo, o caminho é o mesmo que você faz para conectar-se. Abra a aba ajustes do app, selecione a opção WhatsApp Web e verifique se há sessões ativas. Se houver, selecione a opção Sair de todos os computadores.

Já nos celulares Android, o caminho é no canto superior da tela. No botão mais à direita, que se assemelha a reticências invertidas, você deve clicar. A ação abrirá uma nova aba de opções e, entre elas, estará o WhatsApp Web.

A tela seguinte lhe mostrará sessões ativas ou recém abertas, assim como seu status. Selecione a opção Sair de todos os computadores e confirme.

O Windows Phone também conta com uma versão do aplicativo. Abra o app no seu celular e toque sobre o botão de reticências. Ele lhe dará acesso ao menu geral do aplicativo, onde está a opção da versão para computadores.

Você será direcionado a uma nova tela. Pressione o segundo botão da barra inferior e aguarde o aviso de desconexão. Então, confirme sua opção.

Os riscos do WhatsApp Web

A oportunidade de acessar e responder mensagens no computador é uma vantagem para quem não quer, não deve ou não pode mexer no telefone em determinados momentos e ambientes, como o trabalho.

Mas isso não faz dele um recurso totalmente seguro. Se você utilizar um computador que é dividido com mais pessoas e deixar o WhatsApp Web aberto, está sujeito ao risco de alguém acessar suas informações.

O vazamento de imagens indevidas é um dos principais problemas de deixar o aplicativo aberto em algum computador.

Se você tem o costume de enviar fotos e vídeos íntimos (assim como fazem 12% da população, segundo o Instituto Qualibest), pode se tornar uma entre as 220 vítimas anuais da distribuição não autorizada. O número é estimado pela SaferNet Brasil, com base nas denúncias recebidas.

Você vai se interessar por:

5 dicas para otimizar o consumo de dados e aproveitar mais a internet

Veja como transferir dados do WhatsApp após ter celular roubado

Falha de segurança em loja de aplicativos expõe usuários da Apple

Proteção para o seu celular

Se o celular é indispensável para você, que tal cuidar melhor dele? Você pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu aparelho. O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular. Você também concorre a sorteios mensais de R$ 10 mil.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Você costuma usar o WhatsApp Web? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
queda do dólar
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito