Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como definir suas prioridades financeiras

A- A+

Quando o seu orçamento acende o sinal vermelho e você percebe que, mesmo com uma boa remuneração, ainda está longe de realizar alguns sonhos, pode ser a hora de redefinir suas prioridades financeiras.

Prioridades financeiras x objetivos

Antes de tomar qualquer atitude que modifique seu orçamento, é fundamental definir seus objetivos mais importantes de curto, médio e longo prazo. Só assim você conseguirá eleger prioridades financeiras como quitar a conta X ou Y, eliminar contas ou depositar um percentual maior na poupança.

De acordo com o diretor da Soma Invest, Janser Rojo, boa parte das pessoas que dizem ter problemas com dinheiro, na verdade, tem problemas com comportamento. “Elas apenas precisam aprender a lidar com as finanças”, sentencia.

prioridades-financeiras

É fundamental definir seus objetivos mais importantes antes de qualquer coisa. Foto: iStock, by Getty Images

Dicas para traçar suas prioridades financeiras

Defina seus sonhos

Em tempos de consumismo desmedido, pode ser difícil definir as prioridades financeiras entre um apartamento, uma viagem de estudos, um carro, ou uma vida de muitos gastos que inclua smartphone caro, a programação completa da TV a cabo (com todas as séries e campeonatos de futebol) e um guarda-roupas lotado de itens de grife. Mas essa escolha é importante.

Quite suas dívidas

O simples ato de esgotar algumas contas parceladas, por si só, já pode ser uma das prioridades financeiras. Dependendo de quanto você ganha e gasta mensalmente, um longo parcelamento como, por exemplo, um carro, pode atrapalhar seus planos futuros.

Casa ou casamento?

Se você vai casar, provavelmente está vivendo o dilema entre dar uma entrada maior na casa ou pagar aquela festa de casamento inesquecível. Pense com calma, pois a decisão pode comprometer seu planejamento financeiro por vários anos.

Faça uma reserva de emergência

Mesmo que o a sua remuneração mensal seja suficiente para pagar todas as suas contas, é fundamental contar com um lastro financeiro de emergência. Afinal, qualquer tipo de imprevisto que exija uma quantia maior de dinheiro pode colocar suas prioridades financeiras a perder.

Trace uma estratégia

O passo a passo necessário para atingir seus objetivos pode ser fundamental para ajudá-lo a definir suas prioridades. Se você deseja uma promoção na empresa e isso depende de uma especialização, você já definiu uma prioridade. Afinal, esta é a sua chance de conquistar um salário mais alto e prosseguir com seus planos.

Tenha o controle em suas mãos

Não, não é do controle da televisão nem do videogame que estamos falando. É o controle das suas finanças. Você precisa anotar todas as despesas mensais para não cair na armadilha dos gastos supérfluos.

Para melhorar a sua relação com as contas, alguns serviços podem ajudar. O Vivo Finanças Pessoais, com um custo mensal de apenas R$ 4,90, é uma verdadeira consultoria financeira. Além de oferecer dicas atualizadas via SMS, após cada dica você ainda responde a um quiz para verificar se atingiu o conhecimento necessário sobre o assunto.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Gostou das dicas para prioridades financeiras? Deixe seu comentário.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label