Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como definir o melhor investimento para o seu dinheiro

A- A+

Você é jovem, antenado e pensa no futuro? Seu perfil pede que realize o melhor investimento possível para o seu dinheiro. Mas como isso é possível?

Inicialmente, saiba que não há uma regra geral, uma fórmula mágica que, se seguida passo a passo, fará de você um milionário. Aliás, há apenas uma regra que deve ser levada em consideração por qualquer um interessado no assunto: o que vale para uma pessoa, vale somente para ela.

melhor-investimento

Bom investimento é aquele que melhor se enquadra no seu perfil. Foto: iStock, Getty Images

Descubra o melhor investimento para você

Para garantir o seu futuro, é preciso fazer as avaliações necessárias para identificar onde aplicar suas próprias economias, pois as necessidades e os planos de cada pessoa são únicos. Mas não é motivo para desapontamento, ao contrário. Com uma aplicação adequada, você só tem a ganhar. Basta descobrir qual o melhor investimento para o seu perfil.

> Teste: Conheça o seu perfil de investidor

O princípio dessa regra é simples: enquanto uma pessoa quer economizar para fazer uma grande festa de aniversário com os amigos, outra quer viajar, uma terceira pretende trocar de carro, uma quarta quer sair do aluguel e ter uma casa para chamar de sua, outra já faz planos para a aposentadoria e por aí vai.

A intenção de todos é a mesma: acumular patrimônio. O objetivo, no entanto, é completamente diferente. E ainda há os tropeços que, durante essa jornada, nos fazem recorrer às economias para apagar determinados “incêndios financeiros”.

Compreenda o mercado para definir o melhor investimento

Por tudo isso, escolher o melhor investimento possível é muito importante. E o caminho mais apropriado pode ser através da ajuda de um profissional. Se você não tem interesse em se aprofundar tanto a ponto de saber sozinho onde colocar o dinheiro, não se acanhe. Os especialistas estão aí para ajudar.

“Da mesma forma quando alguém busca um médico, escolhe o especialista porque este tem maior conhecimento e experiência naquela área. E assim é em relação aos investimentos. Uma decisão tão importante e séria para a vida de uma pessoa deve ser decidida com muita responsabilidade, porque está em jogo seu próprio futuro e talvez o de sua família”, defende Pier Mattei, sócio da Monte Bravo Investimentos.

Risco proporcional à idade

Ao se buscar o melhor investimento, outro fator a ser levado em conta, dentro da política “o que serve para um não serve para o outro” é o risco. Para Mattei, a exposição ao risco deve ser inversamente proporcional à idade. “Quanto mais a idade avança, menor a parcela da poupança e patrimônio pessoal ou familiar deve ser destinada a investimentos de risco”, diz.

Isso não significa, contudo, que um jovem deve arriscar tudo. Pelo contrário. A prudência é o primeiro dos remédios. “Pode haver um jovem que precisa ser conservador. Tudo vai depender dos objetivos que a pessoa tem e das condições de investimento que possui”, conclui o especialista.

Comece economizando

Se você está em busca do melhor investimento, que tal começar economizando em tarifas bancárias? Saiba que é possível fazer isso convertendo essas taxas em bônus para celular. O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas para encontrar o melhor investimento para você? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como lidar com a avareza
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho