Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como consultar IPVA pela internet em 22 Estados

A- A+

Em alguns lugares do Brasil, como no Rio Grande do Sul, por exemplo, julho é o último mês para quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor. Para você saber se está com a papelada em dia, saiba como consultar IPVA pela internet em 22 estados.

Como consultar IPVA de maneira online?

Com sites cada vezes mais informatizados, não existe mais motivo para ir até um atendimento presencial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para consultar a situação do seu IPVA. Dos 27 sites do Detran (correspondente aos 26 estados mais o Distrito Federal), somente os dos Estados de Alagoas, Amazonas, Distrito Federal e Pará não apresentam a oportunidade de pesquisa do licenciamento pela Internet.

O estado de Pernambuco, disponibiliza a consulta do IPVA de 2015 somente para empresas, perante a informação do número do CNPJ do condutor do veículo. Todos as demais páginas tinham a ferramenta de consulta. Em algumas o serviço podia ser encontrado de maneira mais fácil que em outras.

seudinheiro-Como-consultar-ipva

A internet facilita a consulta do IPVA. Foto: iStock, Getty Images

Os sites do Detran do Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, por exemplo, já apresentavam a consulta logo na sua página inicial, sem a necessidade de acessar outras abas.

Alguns Estados como, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo disponibilizam mais de uma maneira de consulta. Além do site do Detran local, a busca também pode ser realizada através das página das suas Secretarias da Fazenda.

Você vai se interessar por:
Aprenda como calcular IPVA de carro
Comprovante de pagamento do IPVA e licenciamento precisam ser guardados

Segundo o advogado tributário e empresarial Daniel Prochalski, por o IPVA ser de competência de cada Estado, cabe a ele disponibilizar meios próprios de pesquisa deste imposto, assim como dos demais débitos e dados do veículo.

Para fazer a consulta online do seu IPVA, você pode precisar de quatro informações: o seu Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), a placa do seu veículo, o número do chassi e o seu CPF. Mas, na maioria dos casos, somente um ou dois desses dados serão necessários. Depois de preenchê-los, basta clicar em busca.

O resultado mostrará se você está ou não em dia com o seu licenciamento 2015. Caso não esteja, ele também irá apresentar o valor atualizado do imposto, com os juros e as multas já estipuladas. Quer conferir a sua situação? Confira os endereços online de cada um dos 22 estados que disponibilizam o serviço de consulta online e quais são os documentos necessários.

Endereço e documentos necessários para consulta do IPVA online

Acrenúmero da placa e Renavam

Amapáplaca e Renavam

Bahia – Renavam

Cearáplaca e Renavam

Espírito Santoplaca e Renavam

Goiás CPF, placa e Renavam

Maranhão Renavam

Mato Grosso placa e Renavam

Mato Grosso do Sul placa e Renavam

Minas Geraisplaca e chassi

Paraíbaplaca e Renavam

Paraná Renavam

Piauí placa e Renavam

Rio de Janeiroplaca e Renavam

Rio Grande do Norteplaca e Renavam

Rio Grande do Sul – placa e Renavam

Rondôniaplaca

Roraimaplaca e Renavam

Santa Catarinaplaca e Renavam

São PauloRenavam e CPF

Sergipe Renavam

Tocantins placa e Renavam

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

como escolher uma seguradora de veiculos
como economizar na limpeza
celular 2g 3g ou 4g
roteadores wifi potentes
quanto custa fazer um aplicativo
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede