Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como conseguir uma bolsa de estudos no exterior e invista no sonho

A- A+

Sair do país em busca de oportunidades de estudo em outras regiões do mundo tem sido o caminho de cada vez mais brasileiros ao longo dos últimos 10 anos. Esse tipo de projeto de vida garante experiências e conhecimentos em diversas áreas, mas também tem um custo que precisa ser planejado. Saber como conseguir uma bolsa de estudos no exterior é uma opção para morar fora sem gastar muito.

Se você está nessa busca, faz parte de um grupo que cresce no país. Segundo a Belta (Brazilian Education and Language Travel Association), responsável por certificar agências que realizam viagens de estudos para fora do Brasil, em cerca de uma década, a procura por intercâmbio cresceu 600% no Brasil.

Em 2003, 34 mil brasileiros realizaram cursos no exterior. Já em 2013, esse número saltou para 202 mil. No ano passado, conforme a entidade, 240 mil pessoas aderiram à ideia de estudar fora do Brasil.

Saber como conseguir uma bolsa de estudos no exterior é uma opção para morar fora.

Universidades no exterior se destacam pela educação de qualidade em todos os níveis. Foto: Shutterstock

Como conseguir uma bolsa de estudos no exterior

Se você quer saber como conseguir uma bolsa de estudos no exterior, deve começar pela escolha do país para onde você deseja viajar.

A Belta mapeou os sete destinos preferidos dos brasileiros. Segundo Maura Leão, presidente da entidade, o Canadá lidera a lista, seguido por Estados Unidos,  Inglaterra, Irlanda, Austrália, Espanha e Nova Zelândia.

Para Maura, os destinos escolhidos são – e devem ser – aqueles que oferecem uma educação de qualidade em todos os níveis.

Também é importante que proporcionem segurança e qualidade de vida para os estrangeiros e que invistam fortemente em estrutura para a população migrante que busca conhecimento acadêmico e experiência de convivência com outras culturas.

Procurar uma agência especializada em intercâmbios também é fundamental para informar-se sobre como conseguir uma bolsa de estudos no exterior e o que é preciso fazer para garantir que não aconteçam imprevistos. As agências com selo Belta estão vinculadas à entidade e possuem certificação de qualidade.

Maura explica que, atualmente, não há grande diferença nas oportunidades que são ofertadas para cada área de estudo. “Com a crise econômica e as demissões em massa, os brasileiros de todas as áreas estão buscando por mais qualificações para, assim, aumentar seu poder de competitividade no mercado”, afirma. Engenharias, Direito, Saúde, Artes e Comunicação são as mais procuradas.

Despesas que a bolsa não cobre

Morar fora é algo que exige investimento, que mexe com a vida financeira das pessoas. Certos cuidados e atitudes, como conseguir uma bolsa de estudos no exterior, ajudam a diminuir significativamente o custo da viagem, mas não eliminam todas as despesas.

É preciso saber que a documentação, as passagens e algumas despesas de estadia não são cobertas pela maior parte das bolsas ofertadas pelos governos e universidades.

Maura sugere que é possível baratear a viagem, mas procurar pelas opções mais rápidas para isso não é a melhor escolha. “Os preços oferecidos via internet são atrativos, mas a prestação de serviços pode não seguir a mesma linha. O recomendado é que o estudante que busca por programas de intercâmbio mais econômicos converse com um consultor educacional”, indica.

Uma das maneiras para realizar uma viagem com valor mais baixo é conseguir uma bolsa de estudos em países que não tenham um custo de vida tão alto.

“Com a crise atual e oscilação da moeda estrangeira, temos percebido também o interesse dos brasileiros por destinos substitutivos aos da zona do dólar americano como, por exemplo, Malta e África do Sul”, recomenda a presidente da Belta.

Você vai se interessar por:

Saiba como realizar o sonho de estudar no exterior

Ser babá no Exterior é oportunidade para exercitar novo idioma

Conheça as melhores cidades para se viver no mundo

Economize sempre

Se o dinheiro é uma preocupação e a economia uma necessidade, você pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Aprendeu como conseguir uma bolsa de estudos no exterior? Compartilhe as dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria