Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como conseguir dinheiro emprestado sem comprometer mais o bolso

A- A+

Quando as dívidas tiram o seu sono, a hora de colocar a cabeça no travesseiro é um momento para pensar em soluções para se livrar dos problemas financeiros. Em muitos casos, buscar recursos extras é a escolha. Mas como conseguir dinheiro emprestado sem comprometer ainda mais as finanças?

Em um ano, o número de empréstimos cresceu 13,7%, segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. É preciso, porém, tomar cuidado para que aquilo que parece ser solução não se torne um problema maior.

Casal pensando como conseguir dinheiro emprestado.

Pedir dinheiro emprestado é uma decisão que não deve ser tomada por impulso. Foto: iStock, Getty Images

Como conseguir dinheiro emprestado

Para o educador financeiro Farney Coutinho Moreira, do Instituto Alcance, contratar serviços de empréstimo só é uma boa opção quando o objeto de investimento é algo que pode gerar algum lucro para você. Caso contrário, você estará apenas contraindo mais uma dívida.

Ainda assim, ele indica três caminhos para quem precisa de recursos com urgência e se pergunta com conseguir dinheiro emprestado.

Com bancos

Os bancos são, geralmente, o primeiro caminho para quem busca dinheiro emprestado. Se tornam opção justamente por serem empresas sólidas, mas que cobram altos juros. Segundo um estudo comparativo do Procon de São Paulo, a taxa média de juros para empréstimos bancários é de 6,15% ao mês ou 104,63% ao ano.

Com financeiras

As financeiras são empresas especializadas em empréstimos e, por isso, costumam oferecer mais vantagens para quem busca o serviço.

Se você busca descobrir como conseguir dinheiro emprestado por estar com o nome sujo, esse é o caminho indicado, já que os bancos não oferecem essa opção. Porém, é importante prestar atenção nos valores de juros, que podem ser muito mais elevados do que o seu bolso comporta.

Com parentes

Segundo Moreira, a forma menos onerosa e arriscada de conseguir dinheiro emprestado é pedindo para amigos ou parentes.

A vantagem é que, geralmente, eles não estabelecem juros e dão condições mais flexíveis para a devolução do dinheiro. Você só não deve se deixar levar pela proximidade pessoal e acabar não pagando as parcelas combinadas.

Os riscos de pedir dinheiro emprestado

Quando você está em situação muito complicada, a solução mais rápida é, geralmente, a que parece mais agradável. Mas é preciso pensar no seu histórico e no que virá depois.

“De maneira geral, as pessoas que estão endividadas ou precisam de dinheiro são aquelas que administram mal suas finanças. Pedir empréstimo é só mais um passo para se complicar”, indica Farney Moreira.

Ele acredita que pedir dinheiro emprestado é, na maioria das vezes, uma opção ruim e cita o costume do brasileiro de buscar recursos para quitar outras dívidas. Conforme pesquisa do portal Meu Bolso Feliz, esse é o objetivo de 47% das pessoas que contratam empréstimos consignados.

A dica de Moreira para quem ainda busca como conseguir dinheiro emprestado é que entenda como chegou naquela situação antes de tentar remediar o problema. “Se a pessoa já está endividada por lidar mal com o seu dinheiro, usar empréstimos é uma solução momentânea. A curto ou médio prazo, isso acabará gerando problemas”, avalia.

Mas existem exceções, como períodos de crise, quando pessoas que até sabem administrar o próprio dinheiro acabam ficando desempregadas. O educador considera que quem procura empréstimos por situações que são alheias à sua própria administração financeira acaba lidando com a nova dívida de uma forma mais equilibrada.

Por fim, Moreira sugere renegociar a dívida, sempre que possível, principalmente com o banco e administradora de cartão de crédito. “Refazer o orçamento familiar, ver o quanto é possível pagar e procurar as instituições com quem você está em dívida é uma solução mais controlada”, conclui.

Você vai se interessar por:

Saiba identificar a hora de pedir dinheiro emprestado

Dinheiro emprestado com nome sujo: veja cuidados a tomar

Veja dicas de como administrar seu dinheiro de forma inteligente

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Aprendeu como conseguir dinheiro emprestado? Compartilhe as dicas!

Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns