Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como comprar no eBay e outros sites internacionais

A- A+

Está pensando em comprar produtos em sites internacionais, mas não sabe o que esperar das tributações? Saiba se é, ou não, economicamente viável adquirir mercadorias do exterior e aprenda a comprar em sites como o eBay.

Como comprar no eBay

O primeiro passo para realizar compras no site é fazendo o seu cadastro. Para fazê-lo, acesse a aba no canto superior esquerdo e confirme todas suas informações. Faça, então, o seu login e clique na janela Meu eBay no canto superior direito, e depois, em Conta – Conta Paypal. Essa última etapa serve para que você tenha mais segurança nas transações realizadas no site.

Para vincular sua conta do Paypal com a do eBay, você precisa possuir um cartão de crédito internacional. Caso tenha, mas não possua uma conta no sistema de pagamento online, será necessária criar uma. Seguido esses passos, está na hora de comprar.

como-comprar-no-ebay

O principal cuidado que você deve tomar, assim como em qualquer compra, é com a clonagem de cartões. Foto: iStock, by Getty Images

Existem três tipos de compra no site de compras internacionais: o leilão, compra com preço fixo e uma modalidade com os dois juntos. Além disso, o eBay possibilita um refinamento na busca. Além de você poder selecionar por um dos três formas de compra, existe a possibilidade de escolher por cor, modelo ou frete grátis.

Uma vez escolhido o produto desejado, é hora de escolher pelo vendedor. Opte, sempre que possível, pelos chamados Powersellers. Eles são os vendedores com um alto número de vendas concluídas e feedbacks positivos. A última, e mais demorada etapa, é a da espera pelo produto. Acompanhe seu pedido pelo histórico de compra, na aba Meu eBay.

Cuidados ao comprar em site internacionais

“O primeiro e principal cuidado que você deve tomar é com a clonagem de cartões. Os computadores, de uma forma geral, são muito frágeis na proteção dos dados. Os chamados malwares são os verdadeiros vilões nesse sentido”, afirma o economista e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Alfredo Meneghetti Neto.

A fim de obter uma maior segurança na proteção dos seus dados, o professor indica a procura por site mais seguros. Para isso, ele aconselha a buscar informações em fóruns, órgãos de defesa do consumidor e amigos que já realizaram compras em sites internacionais, com o intuito de ter acesso a reputação do site.

Outros pontos que devem ser pesados antes da aquisição de um produto em páginas dessa natureza são as taxas e impostos que incidem nas mercadorias. Será que vale a pena pagar esses tributos por um produto estrangeiro? Segundo Meneghetti, sim, o custo-benefício é positivo.

“A carga tributária (ICMS, IPI e imposto de importação) aplicada em produtos estrangeiros no nosso país são extremamente altos. No entanto, existem estudos que comprovam que essas compras, em função dos tributos e dos encargos sociais e trabalhistas presentes aqui no Brasil, ainda valem a pena. A diferenças de valores, às vezes, chega a ser o dobro, em favor do mercado externo” afirma.

Compare preços online

Se você deseja praticidade e preço baixo ao comprar online, temos uma excelente solução para você. O Vivo Compras te ajuda a filtrar os melhores preços e produtos em diversos departamentos, como moda, eletrônico, informática, esporte, brinquedos, lazer, viagens e muito mais.

> Vivo Compras: Encontre as melhores ofertas na seção de roupas e vestuário

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple