Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como comprar eletrônicos sem pesar no bolso

A- A+

Os eletrônicos costumam estar no topo da lista de desejos dos consumidores. Não é à toa que, de acordo com pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), só no ano passado 26,8 milhões de brasileiros compraram pelo menos um produto dessa categoria virtualmente.

Para se ter uma ideia, o número corresponde a 61% dos consumidores virtuais. Por outro lado, o valor médio (R$781) desembolsado em cada compra demonstra como eles podem pesar no bolso. Ou seja, é preciso planejamento para que a aquisição não se torne um problema para o orçamento.

Eletrônicos são mais baratos na internet

Se os eletrônicos estão entre os principais desejos de consumo, é na internet que eles costumam conquistar de vez os clientes. Com a possibilidade de pesquisar em dezenas de lojas em poucos minutos, fica mais fácil encontrar as melhores ofertas e economizar. Para Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, esse é um dos fatores que mais atrai o público a comprar online.

É comum, inclusive, que uma mesma empresa ofereça preços mais baixos na internet do que em suas lojas físicas. Para garantir as melhores condições, a dica é pesquisar – e não apenas durante um dia. Escolha sites que ofereçam comparadores de preços, como é o caso do Vivo Compras, e monitore os valores apresentados ao longo de algumas semanas. A economia pode surpreender.

A internet costuma oferecer preços mais baixos, especialmente entre os eletrônicos. Foto: iStock, Getty Images

A internet costuma oferecer preços mais baixos, especialmente entre os eletrônicos. Foto: iStock, Getty Images

Promoções para comprar eletrônicos

Para quem está acostumado a consumir pela internet, nada mais atraente do que os dias em que as promoções são generalizadas e abrangem a maiorias dos setores de cada loja. É o caso da Black Friday, por exemplo, em que os eletrônicos fazem sucesso.

Embora não sejam tão frequentes, os descontos podem compensar a espera. Mas, para evitar problemas, a dica é analisar os produtos com antecedência. Além de garantir maior qualidade, você evita cair em uma promoção enganosa.

Se você não se importa em não ter os últimos lançamentos em tecnologia, outra alternativa é optar por modelos mais antigos, especialmente quando o assunto são os smartphones. A cada novo modelo lançado, é comum que o anterior fique mais barato e, em alguns casos, as diferenças são pontuais.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com o Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para economizar na compra de eletrônicos? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Nintendinho
relógio ou celular
esteira ou bicicleta ergométrica
vale a pena comprar celular muito barato