Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como começar um negócio de festas infantis

A- A+

Com um desejo comum por parte dos pais de oferecer momentos inesquecíveis aos seus filhos, saber como começar um negócio de festas infantis pode ser a solução para empreender com sucesso. Se você gosta da ideia, é bom começar a se planejar, pois se diferenciar no mercado será importante.

Como começar um negócio de festas

Empresas que oferecem salão, decoração e buffet se destacam com serviço completo. Foto: iStock, Getty Images

Como começar um negócio de festas

Há alguns anos, um grande número de empreendedores investiu nas empresas de decoração – que, aliás, ainda têm seu espaço. Atualmente, porém, uma parte desse segmento está investindo em salões, de forma a oferecer um serviço mais completo ao cliente.

Se você quer dicas sobre como começar um negócio de festas, essas são as duas principais áreas a apostar.

Decoração

Conforme dados do Sebrae, a estrutura necessária ficará de acordo com a sua localização e objetivo. Se você pretende atuar apenas na área de decoração, sem oferecer salão de festas, um espaço de 60 metros quadrados comporta bem o negócio.

Essa área deverá ser dividida em três ambientes: administrativo, salão de vendas e exposição e oficina. O primeiro é onde ficará concentrada a papelada referente ao negócio. Já o salão é o espaço onde você poderá idealizar diferentes tipos de decoração, que ficará exposta ao cliente. Quando se trabalha com um grande volume de material, a oficina é fundamental para a construção ou mesmo a reforma de alguns itens.

Embora o investimento seja maior, a localização em uma área mais central da cidade ajuda muito na divulgação do negócio e também no acesso dos clientes. Como você irá trabalhar com muito material, é importante ficar longe de áreas de risco de inundação.

Também é fundamental possuir um meio de transporte para os itens da festa – caminhonete ou caminhão, dependendo do porte dos equipamentos – ou mesmo terceirizar um serviço de frete. Os itens podem ser levados no dia da festa e recolhidos após o término, ainda na madrugada.

Salões

Paralelamente ao segmento das decorações exuberantes, cresce também o número de salões que oferecem um serviço muito mais completo ao cliente – geralmente, com um preço mais econômico. É preciso ter um pouco mais de recursos para o aluguel do espaço, no entanto.

A vantagem para os clientes é que esses lugares, geralmente, já possuem pisos, revestimentos e mobiliário bonitos, dispensando o excesso de decoração. Assim, basta uma mesa de doces caprichada e um painel com a temática ou personagem e a festa está decorada. Não é mais necessário metros e metros de tecido, excesso de tolhas ou capas de cadeiras para esconder uma base danificada.

Muitos desses empreendimentos também oferecem o serviço de garçons, segurança, bebidas, limpeza, recreacionistas – para garantir a tranquilidade dos pais – e, em muitos casos, até mesmo o serviço de buffet, incluindo tortas e doces.

Nesse caso, o maior segredo é a escolha do local. O salão deve ser de fácil acesso, em uma área livre de risco de inundações ou outros problemas que possam inviabilizar uma festa. O ideal é que tenha espaço para estacionamento.

Você precisará disponibilizar não apenas o mobiliário (mesas e cadeiras), mas também os equipamentos de projeção de imagens (data show) e brinquedos para o entretenimento das crianças. Alguns salões investem nos mais simples – como cama elástica e brinquedos infláveis – enquanto outros oferecem um verdadeiro parque de diversões, com diversos jogos e brinquedos sofisticados.

Você vai se interessar por:

Economizar é parte do sonho

Se você tem o sonho empreendedor, deve estar atento às oportunidades de economia. Que tal realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso? Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular – tudo isso sem mensalidade. Se preferir, pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre como começar um negócio de festas? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria