Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

10 passos para começar a empreender

A- A+

Ser dono do próprio negócio é um dos motivos que leva cada vez mais jovens a empreender. No meio digital, por exemplo, histórias de sucesso como as do Google, Facebook e outras grandes empresas da área de tecnologia são mais um incentivo para começar uma empresa.

Tudo começa com um boa ideia. Mas ela não é suficiente para garantir sucesso no mercado. Quer começar o seu empreendimento? Confira as principais dicas a serem seguidas.

Pata ter sucesso em um novo empreendimento, conhecer o mercado é fundamental. Foto: iStock, Getty Images

Para ter sucesso em um novo empreendimento, conhecer o mercado é fundamental. Foto: iStock, Getty Images

Passos para quem quer empreender

1. Trabalhe a sua ideia

Em geral, um empreendimento começa com uma ideia, ainda pouco clara, de um serviço ou produto que poderia dar certo. Desse ponto até chegar a um modelo ideal, é preciso pensar em como transformar o projeto em algo vendável, que características podem ser desenvolvidas e o que deve ficar de fora.

2. Oportunidade de mercado

Em outros casos, a vontade de empreender inicia a partir da percepção de uma oportunidade existente no mercado. Mesmo para quem não começa a partir desse ponto, é fundamental passar por ele. Para o sócio da aceleradora Estarte.me, Maurício Centeno, é importante ter um problema a ser resolvido, alguma falha de mercado que ainda não foi solucionada.

3. Validação do produto

Chegou a hora de testar o seu produto diante do mercado consumidor. Só assim é possível conferir se a sua angústia é compartilhada por mais pessoas. Nessa etapa de validação, não é necessário que você tenha o produto acabado. O importante é ter uma versão mínima que possa ser testada e aperfeiçoada após o feedback do público.

4. Descrição do projeto

Confirmada a demanda, é preciso de foco e a dedicação em tempo integral passa a ser a melhor opção. “Se a pessoa não acredita que o negócio vai dar certo e não entra de cabeça, não existe quem vá se convencer disso”, explica Centeno.

É aqui que inicia a detalhação do projeto, em que tudo deve ser pensado e anotado. No entanto, tenha consciência de que alguns pontos ainda podem mudar, pois os passos seguintes vão estar em construção.

5. Entender o público

Conhecer o seu possível público, suas preferências, comportamento e poder de compra, por exemplo, são pontos fundamentais para iniciar um empreendimento. Questionários direcionados podem ajudar a identificar as características básicas do possível comprador.

6. Conhecer a concorrência

Mesmo com uma ideia inovadora, é preciso conhecer outras empresas que atuem de forma semelhante e possam representar concorrência para o seu negócio. Saber quais são suas estratégias é um modo de evitar os mesmos erros e otimizar as ações.

Faça pesquisas e conheça o seu público. Foto: iStock, Getty Images

Faça pesquisas e conheça o seu público. Foto: iStock, Getty Images

7. Plano de marketing

Saber a melhor forma de vender e também como atrair o público é fundamental. Mais do que isso, fazer com que a sua marca seja importante para o cliente, o ajude em seu dia a dia. Não se trata apenas de propaganda, mas também de relacionamento.

8. Recursos investidos

Tenha clareza sobre os recursos disponíveis e o quanto precisará aplicar na empresa. Especialmente nos dois primeiros anos, o negócio pode contar com lucros baixos, que vão exigir investimento da sua parte. Esteja pronto também para considerar a necessidade de um empréstimo.

9. Estrutura

Sua empresa vai ter um espaço físico ou será digital? Decidir isso é fundamental e depende muito do nicho que você ocupa no mercado e também das características do seu público. Considere a necessidade de pagar aluguel, reformar uma sala comercial, comprar móveis ou, para um site, os gastos com programadores e designers.

10. Funcionários

Por fim, não esqueça de avaliar o número de funcionários que você vai precisar para que o empreendimento funcione. Além da quantidade, é preciso contratar pessoas qualificadas, capazes fazer o negócio avançar, que tenham identificação com a área.

Gostou das ideias para empreender no mundo digital? Compartilhe!

Pokémon Go
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label
como montar uma drograria
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida