Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como calcular o lucro líquido da sua empresa

A- A+

Na hora de abrir uma empresa, o empreendedor novato pode se surpreender com uma série de nomenclaturas complicadas, específicas da área dos negócios. Siglas, impostos variados e aspectos técnicos podem confundir a sua cabeça. Você sabe que existe mais de um tipo de lucro, por exemplo? Como calcular o lucro líquido? E qual a diferença para o bruto? É o que vamos descobrir agora.

Empresário aprendendo como calcular o lucro líquido.

Entender como calcular o lucro líquido faz diferença ao começar um negócio. Foto: iStock, Getty Images

Veja como calcular o lucro líquido

Para saber como calcular o lucro líquido, é preciso saber um pouco mais sobre outros conceitos importantes: o custo fixo e custo total.

Os fixos são aqueles que não dependem da quantidade de produto produzida pela sua empresa. Por exemplo, independente do quanto você produzir, e de quanto seu produto ou serviço render, no final do mês você ainda vai precisar destinar aos trabalhadores os valores do salário, e terá também gastos com aluguel, por exemplo. Assim, os valores gastos com salários e aluguel são custos fixos, pois eles não dependem da quantidade de produtos fabricados.

E o custo total nada mais é do que a soma dos custos fixos e variáveis. Vale ressaltar que alguns impostos assumem a forma de custos fixos, como o IPTU, por exemplo, e outros assumem a forma de custos variáveis, como o ICMS.

Por fim, o lucro líquido se trata da diferença entre a receita total e custo total.

Lucro bruto

Já para saber do que se trata o lucro bruto, é preciso saber dois conceitos importantes: os de custos variáveis e de receita total. Os custos variáveis são todos aqueles que variam conforme a quantidade produzida. Por exemplo, se seu negócio produz 200 itens, seu custo com matéria-prima é um. Já se você produz 100 itens, seu custo será reduzido pela metade.

Assim, o valor gasto é um custo variável, pois depende diretamente da quantidade de itens que você produz. Já a receita total representa o resultado entre o preço do produto ou serviço e a quantidade de vendas desse mesmo produto ou serviço.

Isso significa que, em forma de equação, a receita total é igual ao preço multiplicado pela quantidade. Sendo assim, o lucro bruto é a diferença entre receita total e custos variáveis. Em forma de equação, o lucro bruto é igual a receita total, diminuídos os custos variáveis.

Você vai se interessar por:

E aí, gostou de saber como calcular o lucro líquido da sua empresa e as diferenças em relação ao lucro bruto? Então aproveite para compartilhar este conteúdo!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria