Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como calcular a quantidade de carne para churrasco

A- A+

Você organiza o evento, convida os amigos mais próximos, dá um trato na casa, prepara a churrasqueira e, quando chega ao supermercado, a dúvida aparece: como calcular a quantidade de carne para churrasco? Se comprar demais, corre o risco de desperdício; se comprar a menos, pode criar um constrangimento entre os convidados.

A boa notícia é que existe um cálculo simples para fazer a estimativa da quantidade de carne necessária para o churrasco. Entenda o que deve ser levado em consideração e descubra como chegar à medida exata.

quantidade de carne para churrasco

Quantidade de 500g para os homens e 300g para as mulheres é referência. Foto: iStock, Getty Images

Calcule a quantidade de carne para churrasco

Atenção à regra de ouro: considere 500 gramas de carne para os homens e 300 gramas para as mulheres. Partindo dessa referência, é possível calcular a quantidade para qualquer evento, desde uma confraternização no apartamento, com amigos próximos, até uma comemoração para 60 pessoas em um salão de festas.

Para melhorar a precisão do cálculo, você precisa considerar alguns detalhes. São eles:

Horário do evento

Ao meio-dia, as pessoas comem mais do que à noite. Portanto, leve isso em conta na hora de calcular a quantidade de carne para churrasco.

Duração do evento

Se a festa vai começar ao meio-dia e parar só no fim da tarde, é provável que os convidados queiram continuar comendo ao longo do tempo. Quando há um período de duração indefinido, é mais difícil calcular a quantidade exata.

Tipo de carne

Os cortes das chamadas “carnes de segunda” possuem mais ossos, e eles influenciam diretamente no peso. Além disso, há pessoas que não comem a gordura, enquanto outras não abrem mão de seu sabor.

Por isso, ao escolher cortes desse tipo, vale a pena trabalhar com uma margem maior. Considere cerca de 700 gramas para os homens e 400 gramas para as mulheres.

Acompanhamentos interferem na quantidade de carne

Para calcular a quantidade exata para o seu churrasco, também é necessário levar em consideração os acompanhamentos. A refeição será composta apenas por carne, ou haverá saladas? Maionese, arroz, batatas?

Quanto maior o número de opções, menor a probabilidade de que falte carne ao longo do churrasco, já que os outros alimentos ajudam a saciar os convidados. Outro fator a levar em consideração são as entradas: aperitivos podem diminuir ou potencializar o apetite.

Carnes baratas para churrasco ajudam a economizar

Comprar a quantidade exata de carne é uma maneira de não gastar mais do que o necessário com o churrasco, mas há alternativas para quem deseja economizar. Uma delas está na escolha dos cortes.

Em um momento de crise financeira, inflação nas alturas e contas apertadas, talvez valha a pena deixar de lado o filé, a alcatra e a picanha, para investir em capa de filé, ponta de peito, acém e fraldinha, por exemplo.

Outra opção é comprar a carne diretamente em frigoríficos ou atacados. Nos supermercados e açougues, o valor do quilo tende a ser mais caro. Pesquisando com antecedência e considerando várias opções, é provável que você consiga reduzir o valor total do churrasco – sem deixar de agradar a todos.

Você vai se interessar por:

Receba dicas de economia

Para aprender a controlar melhor as contas, é preciso ouvir quem sabe. Se você quer usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você recebe mensagens e participa de jogos que lhe ajudam a controlar seus gastos, poupar e investir. E você ainda participa de sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Também tem uma dica para economizar no churrasco? Comente!

como abrir uma pizzaria
como lucrar vendendo cachorro quente
como montar uma pastelaria
inflação nos alimentos
comer peixe
almoço por quilo