Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como bloquear o seu celular em caso de roubo

A- A+

Ter o celular roubado ou furtado é uma experiência que ninguém gostaria de passar. Além do prejuízo material, você pode perder informações pessoais e profissionais valiosas. Entretanto, há como bloquear seu aparelho móvel e diminuir os danos.

Desde 2010, os consumidores brasileiros podem solicitar o bloqueio total, ou parcial, de seus celulares através da Identificação Internacional de Equipamento Móvel (Imei, na sigla em inglês). Ela permite que cada aparelho móvel tenha um número único.

como-bloquear

Perder o celular traz incômodo para o proprietário. Foto: iStock, by Getty Images

O Imei pode ser facilmente encontrado na caixa em que o aparelho é vendido, na parte traseira do celular – no espaço normalmente destinado a bateria – ou na nota fiscal. Outra forma dele ser solicitado, é digitando o número *#06# do próprio celular. É importante ter o Imei anotado em caso de emergência para ter como bloquear o aparelho.

Como bloquear seu celular

Diferenciar roubo de furto: quando o celular não está mais em sua posse, provavelmente, você nem queira saber qual a diferença entre eles. Pode parecer bobagem, mas é fundamental fazer a distinção entre os dois na hora de prestar a queixa. O roubo está diretamente ligado à violência. Já o furto, não: ele acontece quando seu celular foi levado e você só se deu conta depois.

Fazer um boletim de ocorrência: mesmo que as chances de recuperar o seu celular sejam muito pequenas, é importante ter a ocorrência em mãos para provar que o aparelho não estava com você, caso algum crime tenha sido cometido nesse período. Por isso, vá a delegacia mais próxima e faça o registro. Caso seu telefone móvel tenha sido furtado, a queixa pode ser feita via internet pelo site das entidades competentes.

Desde abril de 2010, existe possibilidade de apresentar um Termo de Responsabilidade assinado pelas lojas das prestadoras. .

Contatar e informar a operadora: ao telefonar para sua operadora esteja com o sua Imei e o boletim de ocorrência com você.  Solicite ao atendente o bloqueio do número de sua identificação internacional e do seu chip. Assim, o seu aparelho será impossibilitado de ser acessado por qualquer pessoa. Na tela do celular irá aparecer a mensagem “aparelho bloqueado”.

Você sabia que também há como bloquear o aparelho celular através de ferramentas e aplicativos disponibilizados pelos próprios sistemas operacionais dos smartphones?

Usuários do Android podem acessar o Gerenciador de Dispositivos além de mostrar a localização mais recente do aparelho,ele oferece a opção para o aparelho tocar e também bloquear e limpar os dados do celular. Os donos de iPhone contam com o recurso Buscar Meu iPhone, semelhante ao oferecido no Android. Para poder ser usado, a internet do telefone também precisa estar acionada. O serviço consegue mostrar a localização do aparelho e permite medidas de bloqueio e limpeza.

Proteja o seu celular

O Vivo Proteção Celular oferece proteção contra roubo ou furto qualificado para aparelhos celulares, modem internet 3G e tablets. Além disso, você concorre a sorteios mensais no valor de R$ 10 mil enquanto estiver em dia com o pagamento do seguro.

> Proteção Celular: Conheça o seguro contra roubo e furto do aparelho

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

queda do dólar
LG G5 SE ou iPhone SE
vale a pena comprar celular muito barato
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito