Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como aproveitar a data de fechamento da fatura do cartão

A- A+

Você tem dificuldade em administrar as compras no cartão de crédito? Recebe contas que pensou que viriam somente no mês seguinte? Se você respondeu “sim”, não se preocupe. Você não é o único. Para saber calcular o valor a ser pago no mês seguinte, o segredo é saber a data de fechamento da sua fatura.

Como tirar proveito do fechamento

A data de fechamento nada mais é do que o prazo no qual a administradora do seu cartão de crédito encerra a sua fatura, somando seus parcelamentos, suas compras no mês anterior e os encargos. O resultado disso é a conta que chegará na sua casa em poucos dias.

fechamento

Cartões oferecem descontos em eventos para você economizar. Foto: iStock, by Getty Images

 

Conforme Guilherme Fermino, autor do blog Upfinanças, se a sua conta vence sempre no dia 15 e você fizer uma compra no dia 10, provavelmente a fatura daquele mês já estará fechada. Isso significa que o valor da nova compra só será cobrado no mês seguinte. Utilizando a estratégia de comprar após o fechamento, é possível ganhar até 40 dias para pagar.

Como saber a data do fechamento

Em primeiro lugar, leia atentamente a sua fatura. Algumas administradoras de cartão de crédito anunciam não apenas a data em que foi fechada a fatura, como também a data do fechamento seguinte. Desta forma, o consumidor pode ser organizar para comprar melhor.

Se a sua fatura não vem com essa informação, basta ligar para a sua administradora e verificar. A especificação da data de fechamento, no entanto, é obrigatória. A lei 5.849/10 obriga as administradoras a informar, na fatura mensal, a data de fechamento do mês seguinte.

O descumprimento dessa lei pode acarretar multa no valor de  1 mil UFIRs (Unidade Fiscal de Referência). Hoje, a UFIR vale em torno de R$ 2,7.

Saiba como usar melhor seu cartão

Além de saber a melhor data para compras, é importante também conhecer algumas dicas para utilizar seu cartão de crédito de forma organizada, evitando problemas financeiros futuros. Uma sugestão é utilizar para concentrar os gastos do mês em uma só conta, possibilitando maior controle.

Outra estratégia é utilizar o cartão para a compra de um bem de maior valor. Assim, é possível não só parcelar, mas também adiar o primeiro pagamento para o mês seguinte, quando você poderá contar com uma previsão orçamentária maior.

Se você costuma fazer programas culturais, aproveite os descontos que muitos cartões oferecem para ingressos de shows, cinemas e entretenimento em geral. Isso sem falar na possibilidade de ganhar prêmios e milhas de viagem.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.

> Cartão Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas do fechamento da fatura do cartão? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito