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por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como agir ao encontrar CPF e outros documentos perdidos

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Carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação, cartão do SUS, cartões de crédito. São tantos os documentos que as pessoas precisam levar no dia a dia, que a simples queda de uma carteira pode representar a perda de itens importantes. Até mesmo porque nem todo mundo sabe como agir ao encontrar CPF ou outros documentos perdidos.

Encontrar CPF de alguém: como devolver

O brasileiro é um povo que tem facilidade para perder documentos. Uma prova disso é que, apenas no Estado de Minas Gerais, a Polícia Civil já possui cerca de 100 mil carteiras de identidade perdidas, sem contar os demais documentos. Mas nem todo mundo tem a mesma facilidade para encontrar de volta os itens perdidos.

Em cidades pequenas, o costume e a tradição levam as pessoas a entregarem os documentos encontrados nas rádios e jornais da cidade, para que sejam anunciados aos moradores. Mas esse não é o procedimento correto. Quando você encontrar CPF ou outros documentos semelhantes de alguém que você não conhece, é preciso entregar nas mãos dos órgãos públicos.

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Recorrer à órgãos públicos é a melhor solução ao encontrar documentos perdidos. Foto: iStock, Getty Images

Em qualquer região do Brasil, as agências dos Correios são os destinos indicados para quem encontrar CPF e outros documentos. O órgão possui um setor de achados e perdidos, onde devem ficar esses documentos oficiais de identificação que foram extraviados. Por ser um órgão público, agente direto do governo federal, os Correios podem se responsabilizar pelos itens.

Encontrar CPF perdido

Se foi você quem se descuidou e precisa agora encontrar CPF perdido, o indicado é realizar o caminho inverso. Vá até uma agência dos Correios e verifique se ninguém entregou os seus documentos por lá. Se suspeita de ter perdido em algum estabelecimento comercial, volte ao mesmo lugar e pergunte aos atendentes e responsáveis.

Você também pode recorrer aos meios tradicionais, como as rádios e jornais da sua cidade, ou até mesmo a Polícia Civil, que também se responsabiliza pelo recolhimento de materiais perdidos ou furtados. Se você não encontrar o CPF que perdeu ou qualquer que seja o seu documento, registre um Boletim de Ocorrência. Ele será importante nos momentos em que alguém lhe solicitar seus documentos.

Depois disso, será preciso que você faça uma nova via dessa documentação. O problema é que a 2ª via de qualquer documento tem um preço e nem sempre você pode pagá-lo. Para quem perdeu a carteira inteira, por exemplo, o valor a ser pago por novas vias de todos os documentos pode sair muito mais alto do que se pensa.

Se você sabe que costuma descuidar ou está sujeito a esse tipo de situação, é importante estar prevenido. Serviços como o Seguro Proteção Urbana da Vivo podem ser pagos por mês e garantem que, no momento em que você precisar, terá em mãos o valor integral para o pagamento de novas vias da documentação.

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