Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como acompanhar o resultado do Sisutec

A- A+

O mês de julho é fundamental para os candidatos às vagas do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A primeira chamada para o resultado do Sisutec foi divulgada no dia 7 e a segunda ocorrerá no dia 14, exclusivamente na internet.

Resultado do Sisutec: divulgação e inscrições

Para os aprovados em primeira chamada, as inscrições já foram encerradas. Já aqueles que conferirem seu nome do resultado do Sisutec da segunda chamada poderão efetuar a matrícula entre 15 e 17 de julho.

O programa educacional promovido pelo Ministério da Educação (MEC) é destinado a jovens que concluíram o Ensino Médio e participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre 29 de junho e 3 de julho, os candidatos realizaram suas inscrições, optando por dois cursos oferecidos por instituições públicas ou privadas.

seudinheiro-resultado-do-sisutec

Sisutec oferece bolsas para cursos técnicos. Foto: iStock, Getty Images

A aprovação será realizada de acordo com a nota do Enem. Para acompanhar o resultado do Sisutec, o candidato precisa ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2014. A prioridade é para estudantes que concluíram o Ensino Médio em escola pública, ou em instituição particular com bolsa integral.

Durante o período de inscrições, cada candidato pôde optar por dois cursos técnicos de sua preferência. Os cursos são inteiramente gratuitos e, após a divulgação do resultado do Sisutec e do período de matrículas, as aulas começarão entre 3 e 31 de agosto.

Esse ano, o programa oferece 83.641 vagas, em 515 municípios de todos os Estados e do Distrito Federal. Até o penúltimo dia de inscrições, o Sisutec contabilizou 164.412 inscritos e 309.550 inscrições efetuadas.

Resultado do Sisutec: há vagas para quem não foi aprovado

Se o seu nome não figurou no resultado do Sisutec em primeira e segunda chamada, ainda há chances de fazer um curso técnico por intermédio do programa. De 20 de julho a 2 de agosto, pessoas não selecionadas poderão fazer a inscrição online para ocupar as vagas ofertadas que não foram preeenchidas.

Você vai se interessar por:
Enem 2015: entenda certificação de conclusão do Ensino Médio

Confira o que há de novo no edital do Enem 2015
O que é Sisu 2015.2 e como se organizar?

Nesse caso, não há necessidade de ter realizado o Enem. A única exigência é a conclusão do Ensino Médio. O Sisutec e um dos programas que está enquadrado na Lei de Cotas e prevê a reserva de vagas para estudantes de origem negra, parda ou indígena.

Gostou das dicas de resultado do Sisutec? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

melhores universidades do brasil
como economizar na limpeza
como conseguir desconto em faculdade particular
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Aulas particulares de matemática
Aulas particulares de inglês