Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como abrir conta na Caixa e se torne um correntista

A- A+

Quem deseja se tornar correntista de um banco, deve comparar as opções antes de escolher uma determinada marca. Se você se decidir por um banco público, as dicas sobre como abrir conta na Caixa podem ser úteis. Saiba como encaminhar o processo e veja que documentos precisa apresentar.

Como abrir conta na Caixa

A tecnologia já trouxe uma série de facilidades aos correntistas da Caixa, mas ainda não é possível realizar todo o processo de abertura de conta pela internet e nem mesmo pelo telefone. Por isso, o primeiro passo para se tornar um correntista do banco é procurar uma de suas agências.

Neste momento, é preciso apresentar um documento de identidade com foto, como o RG ou a CNH e que esteja dentro do prazo de validade. Também leve seu comprovante de inscrição no CPF, que precisa estar em situação regular na Receita Federal, além dos comprovantes de residência e de renda.

É na agência que se aprende como abrir conta na Caixa

Não há valor mínimo para abrir conta corrente ou conta poupança na Caixa. Foto: Divulgação, Caixa

A Caixa não exige valor mínimo de depósito, mas, dependendo do motivo da abertura da conta, o gerente pode negociar um depósito inicial. O valor deve estar expresso no contrato de abertura de contas, conforme determina o Banco Central do Brasil.

O Banco Central também lembra que é necessário ler com atenção o contrato de abertura de contas e nunca se deve assinar nada sem que todas as dúvidas sejam esclarecidas. Faça com que esclareçam todas as suas dúvidas a respeito de tarifas, juros e outros encargos e solicite cópia dos documentos que tiver assinado.

Conforme o propósito da conta, o tempo de abertura pode variar. Eventualmente, é necessária a avaliação de crédito ou o preenchimento de questionário de Análise de Perfil do Investidor, caso o objetivo seja de manter investimentos.

Caixa tem poupança integrada

Na Caixa, toda conta corrente possui uma poupança integrada, na qual os correntistas podem realizar aplicações e resgates a partir da conta corrente, sem precisar abrir outra conta, que pode ser movimentada nas agências da Caixa, terminais de autoatendimento, internet banking e celular.

Poupanças podem ser abertas por pessoas físicas de todas as idades. Caso essa conta seja aberta por representante legal, devem ser apresentados: CPF válido e regular perante a Receita Federal do titular e do representante legal; documento de identidade do titular e do representante legal.

Pode ser aceita a certidão de nascimento como documento de identidade do menor de 16 anos, não sendo dispensada, no entanto, a apresentação do CPF. Para quem é maior de idade, bastam os próprios documentos de identidade – sempre com foto e dentro da validade, CPF regular e comprovante de residência.

Não há valor mínimo de depósito para poupança, mas saldo zero e falta de movimentação no período de 180 dias são motivos que levam ao encerramento automático da conta (tanto na poupança como na conte corrente).

Menores de 16 anos precisam do responsável legal. Já menor de 18 e maior de 16 anos pode abrir conta desde que assistido pelo responsável legal, podendo depois movimentar a conta.

Você vai se interessar por:

Conta individual e conjunta

É permitido transformar a conta individual em conjunta e vice-versa. A conjunta pode ter dois ou mais titulares e ser movimentada de forma solidária – em conjunto ou isoladamente – ou não solidária – que somente é movimentada por todos os titulares.

A transformação de conta conjunta solidária em não solidária e vice-versa também é permitida. Essas alterações devem ser precedidas de autorização de todos os titulares na agência de vinculação da conta.

Em ambos os casos, demandam documentação específica os estrangeiros – que devem comprovar domicílio no Brasil; procuradores, tutores ou curadores; e emancipados.

 

Aprendeu como abrir conta na Caixa? Compartilhe as dicas!

quando vale a pena comprar título de capitalização
cesta de serviços bancários
Como ter uma boa qualidade de vida
Pagando boleto de cobrança
Análise para penhorar joias
Aprendendo como usar caixa eletrônico