Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como abrir conta jurídica para empreendedor MEI

A- A+

Você que trabalha de forma autônoma, como Microempreendedor Individual (MEI), sabe como abrir um conta jurídica para manter a sua situação regularizada? Saiba mais a seguir sobre esse procedimento, conheça os documentos normalmente requisitados e os cuidados que precisam ser adotados na hora de escolher a instituição adequada para abertura da sua conta bancária.

Abrindo uma conta jurídica

O primeiro passo a ser tomado para a abertura de um conta jurídica é a escolha do banco. Caso você possua um bom relacionamento ou já tenha vínculo com uma instituição financeira como pessoa física, é importante buscar informações sobre os serviços apresentados a essa nova modalidade. Saber, por exemplo, se eles oferecem a mesma segurança e a facilidade de trabalho.

Empresária do ramo de beleza também precisa ter conta jurídica

Verificar taxas é essencial antes de abrir uma conta jurídica para o seu negócio. Foto: iStock, Getty Images

Segundo a educadora financeira e assessora em gestão de negócios em pequenas empresas Ana Paula Pavanatti, é preciso tomar cuidado na hora da escolha, pois existem instituições que cobram taxas e incluem a venda de outros produtos, como seguros, por exemplo, na hora de abrir a conta.

“Se você se sentir desconfortável, procure outra instituição no mercado que não venda produto, não cobra taxa de abertura e você paga somente um valor mensal pelos serviços utilizados”, aconselha.

MEI: 5 cuidados ao abrir conta jurídica

Além da atenção especial ao escolher a instituição financeira para a abertura da sua conta, Ana Paula também indica outros cuidados importantes. Confira cinco deles:

– Ficar atento quanto à bandeira da instituição, se ela está atuante não somente na sua região.

– Verificar as taxas de serviços que estão sendo cobradas.

– Observar se o gerente está incluindo outros produtos com os quais você não concorda, pois irão aumentar o valor do custo para manter a conta corrente.

– Cuide para estabelecer um limite seguro ao solicitar cheque especial e cartão de crédito.

– Reparar se a instituição facilita o pagamento e/ou recebimento de vendas de produtos ou serviços realizados através de plataforma comercial da internet. Algumas nem cobram taxa administrativa.

Você vai se interessar por:

Entenda a diferença entre contas de pessoa física e pessoa jurídica

Pessoa física x pessoa jurídica: como separar as contas

Conheça as opções de crédito para pessoa jurídica

Documentos necessários

Após a escolha do local de abertura de conta, você irá precisar apresentar alguns documentos e garantias para finalizar o processo. Os papéis solicitados variam bastante de uma cidade para outra, no entanto, os mais comumente pedidos são:

– Contrato social ou certificado de Microempreendedor (quando MEI)

– CNPJ

– Faturamento dos últimos 12 meses

– RG, CPF e comprovante de residência.

Também há instituições nas quais o cliente deve preencher um formulário online e, somente depois disso, dirigir-se ao gerente, portando todos os documentos originais para dar entrada no processo de abertura de conta jurídica.

Segundo Ana Paula, após a abertura de conta, é preciso aguardar em média 7 dias para receber o seu o número. “Já o cartão de crédito e o talão de cheque, na maioria das instituições, levam um prazo de 30 dias para o cliente receber”, explica.

Tarifa bancária pode virar bônus

Se você é cliente Vivo e correntista do Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil ou Banrisul, pode transformar o valor pago mensalmente pelo pacote de tarifas em mais minutos para ligações no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle, além de outros benefícios. Para acionar o serviço, entre em contato com um dos canais de comunicação do seu banco e aproveite mais essa vantagem.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Tirou suas dúvidas sobre conta jurídica para MEI? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade