Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba com que frequência consultar valor da fatura no cartão

A- A+

O cartão de crédito reúne uma série de benefícios para o consumidor: da praticidade à segurança, passando pela possibilidade de parcelar altos valores. Só que a ferramenta também requer atenção para não extrapolar o orçamento. Você sabe, por exemplo, com que periodicidade deve consultar valor da fatura? Essa ação é essencial para manter o saldo no azul.

Mulher vai consultar valor da fatura

Consultar a fatura com regularidade é uma forma de evitar gastos excessivos. Foto: iStock, Getty Images

Quando consultar valor da fatura?

A resposta objetiva é: depende. Cada consumidor possui um perfil diferente de uso do cartão de crédito. Há quem o utilize apenas para grandes aquisições, como a compra de eletrodomésticos, e também há os que prefiram quitar todas as despesas com a ferramenta, adiando o pagamento para o mês seguinte.

Seja qual for a sua decisão, é recomendável que você nunca perca de vista o valor da fatura, para evitar despesas além do planejado. Ao usar o dinheiro de plástico, você não vê as notas saindo da carteira, o que pode dar a falsa impressão de que ainda há recursos para gastar. Mas como se organizar?

Idealmente, você deve entender a fatura e estipular um limite de gastos, baseado no seu perfil de utilização do cartão, nas despesas e receitas mensais.

Calcule quanto você ganha por mês, separe um montante para a poupança ou outros investimentos e defina até que valor a sua fatura pode chegar sem que o saldo da conta corrente seja prejudicado no momento do pagamento.

Depois de definir o valor limite, você precisa fazer a gestão dos gastos. Para quem gosta de praticidade, vale a pena apostar nos aplicativos das instituições financeiras. Com o app instalado no seu smartphone ou tablet, você consegue consultar valor da fatura de qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet.

Se você é do tipo que não tem boa memória para números, a dica é consultar o valor da fatura todos os dias, para manter um bom acompanhamento do quanto ainda pode gastar. Agora, se você tem uma boa noção dos gastos e uma boa memória, consultas semanais podem resolver o problema.

Novamente: tudo depende do seu perfil de utilização, dos gastos previstos e da sua capacidade de memorização dos valores que entram e saem da sua conta. Na dúvida, é melhor não arriscar, e consultar a fatura com a maior frequência possível.

Como controlar os gastos com o cartão de crédito

Caracterizado pela impulsão por comprar, o consumismo não está relacionado ao uso do cartão de crédito, mas do próprio dinheiro em si.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2015 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 53% dos entrevistados admitiram ter realizado pelo menos uma compra por impulso nos três meses anteriores ao levantamento.

Para o educador financeiro Leandro Ferreira, ligado ao DSOP, a única maneira de interromper os gastos é por meio de planejamento e organização. A recomendação do especialista é ser racional e refletir muito antes de qualquer aquisição, seja com cartão de crédito, dinheiro vivo, cheque ou qualquer outra forma de pagamento.

Uma dica simples é fazer questionamentos para si mesmo: “Eu realmente preciso do produto?”, “Eu precisa do produto agora?”, “Eu posso pagar pelo produto sem comprometer as finanças?”.

Se a resposta honesta para cada uma dessas perguntas for “sim”, você está autorizado a consumir e não vai se sentir culpado por isso – nem vai prejudicar as finanças. Agora, se a resposta for “não”, é melhor repensar a compra e evitar gastos desnecessários.

Você vai se interessar por:

Aproveite os benefícios do cartão

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, costuma consultar valor da fatura com que frequência? Comente e compartilhe!

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
sonho de consumo
app para gastos pessoais
melhores universidades do brasil