Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba avaliar qual o melhor colchão para você

A- A+

Uma boa noite de sono tem o seu valor. Mas para conseguir relaxar e ter o máximo conforto, é preciso ter o ambiente ideal. Você sabe qual o melhor colchão para o seu tipo físico? Algumas dicas podem ajudar a escolher o modelo mais confortável.

Defina qual o melhor colchão

Para os especialistas, não há um conceito definido de pior nem de melhor colchão. Independentemente do material com o qual é confeccionado, o usuário precisa fazer um teste. O produto é confortável quando quadril e ombros se acomodam perfeitamente.

O colchão ideal é aquele que cede na medida exata da curvatura do corpo. Dessa forma, as chances de acordar durante um movimento na cama são menores.

Em lojas especializadas, vendedores podem dar um bom suporte quanto à densidade correta e o material mais indicado para suas preferências. Se prefere comprar na internet para pagar mais barato, a visita à loja física serve para ao menos conhecer o produto.

Mulher sabe qual o melhor colchão

Material deve ser testado antes da compra para verificar o nível de conforto. Foto: iStock, Getty Images

Como testar seu colchão

É importante verificar a capacidade de resiliência do colchão – que nada mais é do que a condição de retornar à posição inicial após ser pressionado por algum tempo.

Intuitivamente, muitas pessoas fazem esse teste (mas quase sempre da forma errada). Pressionar o colchão com a mão ou com os braços não mostra o verdadeiro potencial do material. É necessário deitar sobre o colchão, na posição que costuma dormir, por um tempo mínimo de cinco minutos.

É essencial escolher um bom travesseiro para apoiar a cabeça na hora do teste, pois sem ele não haverá sensação de conforto. E quando se trata de um colchão de casal, ambos devem fazer o teste juntos.

O conforto só é possível quando a pressão é distribuída uniformemente pelo corpo, contribuindo para a circulação e reduzindo os movimentos durante a noite. É importante perguntar ao vendedor sobre a densidade, e verificar se é compatível com seu peso e altura.

Um colchão de boa qualidade dura entre oito e dez anos, dependendo do fabricante e dos cuidados que se tem. Entretanto, se o seu já tem mais que dez anos, não tenha dúvida de que é hora de trocar.

Conheça os tipos de colchão

Espuma de poliuretano: tem várias opções de densidade e altura. No caso dos colchões de casal, deve-se optar pela densidade da pessoa maior.

Molas tipo Bonnel: as molas são entrelaças e cobertas por uma camada de espuma bem fina. É mais indicado para solteiros, pois não tem estabilidade. Quando alguém se mexe em um canto, todo o colchão balança.

Molas ensacadas: são encapsuladas individualmente, proporcionando estabilidade. Assim, o lado onde não há pressão não é atingido pelos movimentos do lado oposto.

Viscoelástico: com tecnologia desenvolvida pela Nasa – para revestir os assentos dos foguetes e diminuir o impacto – ele não deforma com o peso. Entretanto, é o mais difícil de se adaptar nas primeiras semanas.

Látex: com material derivado da borracha, é bastante macio e não esquenta muito.

Ortopédico: não é indicado para todos os tipos de corpo. Seu suporte é bastante rígido, pois há uma tábua entre as camadas de espuma.

Você vai se interessar por:

Seu colchão está no Vivo Compras

Agora que já sabe escolher qual o melhor colchão pra você, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para colchões

E para você, qual o melhor colchão entre os modelos disponíveis? Comente!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple