Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba avaliar o investimento em um imóvel com área de lazer

A- A+

A oferta de condomínios com área de lazer agrada você?. Atrativos como piscina, sauna, academia de ginástica, espaço gourmet e quadra de esportes costumam chamar atenção de compradores ou locatários. Mas será que há boa relação custo-benefício nesse tipo de imóvel?

O preço da área de lazer

Contar com uma área de lazer no condomínio é um luxo e, por isso, tem um preço – que pode ser alto. A diferença de valores aparece tanto na hora da compra do imóvel, como nas despesas condominiais. Em ambos os casos, o custo pode ser o dobro do que exigiria um apartamento de mesmo tamanho, mas sem essa infraestrutura.

Se a intenção é contar com tais mordomias, a saída é pesquisar, lembrando que o preço do imóvel é afetado por muitas outras variáveis além da existência ou não da área de lazer. Valor do metro quadrado e localização são alguns deles. Quem sabe você encontra o apartamento que deseja, com um playground para seu filho, em um outro bairro?

Área de lazer tem academia

Ter uma academia à disposição é um luxo, mas deve-se avaliar a necessidade. Foto: iStock, Getty Images

Como avaliar o imóvel

Não há receita de bolo para avaliar um apartamento. Depende bastante das necessidades do comprador ou locatário, além (é claro) do seu poder aquisitivo. Mas esclarecer dúvidas pode ajudar na tomada de decisão. Veja que pontos merecem mais atenção:

Preço

Um apartamento com áreas comuns tende a custar pelo menos 40% mais que um espaço em um prédio “básico”. Para quem quer conforto, vale a pena. Mas convém avaliar se a família irá mesmo utilizar os benefícios do pacote.

Tamanho

Os condomínios com áreas comuns tendem a reduzir a metragem quadrada dos imóveis. Por isso, eles são ideais para pessoas pouco espaçosas ou para as que têm crianças e priorizam espaços para lazer ao ar livre.

Funcionalidade

Quanto tempo você tem na semana para utilizar todas as áreas que o prédio oferece? Os benefícios são bastante sedutores, mas é importante avaliar se tudo isso será desfrutado. Caso contrário, pode ser um dinheiro mal empregado.

Estilo de vida

Você aprecia aquele clima de clube, com as mesmas pessoas circulando sempre nos mesmos espaços? Pois as áreas comuns dos condomínios têm algumas semelhanças. Para quem gosta, ok. Mas quem não se adapta a esse estilo deve verificar outras oportunidades.

Você vai se interessar por:

Fatores além do lazer

Mas nem só de lazer vive um condômino, não é mesmo? Então, antes de decidir por um apartamento com áreas comuns ou não, é importante avaliar outros pontos. Confira:

  • Hoje em dia, ter duas vagas de garagem já não é luxo (ao contrário, é quase uma necessidade). Porém, é mais fácil encontrar essa qualidade nos imóveis novos.
  • Caso você opte por mais área interna, não vale olhar apenas a metragem. O mais importante é ver como os cômodos são distribuídos. A antiga “dependência de empregada”, por exemplo, quase caiu em desuso nos dias de hoje. A varanda, por outro lado, cresceu bastante. Afinal, quem não gosta de fazer um churrasco com amigos? Escolha de acordo com as suas necessidades.
  • É preciso redobrar o cuidado ao comprar apartamentos na planta. Avalie bem o tamanho do imóvel e das áreas comuns.

Seguro para os seus bens

Se você tem um imóvel, uma boa dica é contratar uma proteção extra. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, amparo contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro ainda cobre prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Garanta proteção contra incêndio, raio, danos elétricos, roubo e furto

E para você, vale a pena ou não investir em um imóvel com área de lazer? Comente!

preço de imoveis começa a cair
investir em imóveis
direitos do inquilino
preços dos imóveis mais caros de SP
preço de imóveis mais caros do RJ
parede de vidro