Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba avaliar e comprar notebook usado para fazer bom negócio

A- A+

A facilidade de compra e venda na internet tem ajudado muita gente a repassar bens que não têm a mesma utilidade de outrora. Da mesma forma, aqueles que preferem pagar menos por um item de segunda mão também saem ganhando. Será que esse tipo de vantagem aparece mesmo ao comprar notebook usado ou outro aparelho de maior valor?

É certo que a tecnologia avança a cada dia, e até mesmo um dispositivo com pouco tempo de uso pode estar ultrapassado. Isso não significa, porém, que não tenha serventia. Comprar notebook usado pode ser um bom ou um mau negócio. É necessário saber avaliar a máquina e verificar se é compatível com as suas necessidades.

Homem avalia comprar notebook usado

Antes de fechar negócio, é importante verificar se a bateria é original. Foto: iStock, Getty Images

Quando comprar notebook usado

Algumas situações são mais favoráveis à compra de um usado. Se você vai expor demais o aparelho na rua, por exemplo, onde fique vulnerável a roubo, é melhor investir em uma máquina mais simples e mais barata.

Para isso, claro, o tipo de uso que você irá fazer do equipamento não pode exigir um grande desempenho. Afinal, notebook é um computador portátil, mas nem todos modelos foram fabricados para suportar programas muito pesados, que exijam tanto do processador.

Outro caso em que vale comprar notebook usado é quando você deseja presentear uma criança – como seu filho ou afilhado, por exemplo – que ainda não tenha idade suficiente para cuidar bem da máquina. A primeira experiência em um dispositivo usado e mais robusto ainda é mais adequada.

O que avaliar ao comprar notebook usado

Procedência

Em primeiro lugar, é sempre essencial conferir a procedência do produto e exigir a nota fiscal. Isso é válido mesmo se você comprar em um site conhecido. Caso a nota tenha sido perdida, exija um documento que comprove a compra. Um recibo com o CPF e demais dados do vendedor ajuda bastante.

Preço

Para ter um parâmetro, o preço de um notebook usado representa de 20% a 60% do valor de um novo. Para saber quanto vale, é preciso verificar seu tempo de vida, estado de conservação e nota fiscal. Se o modelo ainda não saiu de linha, compare com o preço de um novo.

Máquina

A avaliação do dispositivo requer diversos cuidados. Em primeiro lugar, sempre verifique pessoalmente antes de fechar a compra. Se tiver um técnico de confiança, convide-o para ir junto ajudar na checagem.

Na parte externa, é importante analisar o estado da carcaça. Pequenos arranhões geralmente não representam problema, mas podem gerar desconto. Veja se as teclas estão todas firmes e analise todas as entradas (USB, HDMI, CD) para ver se tudo está funcionando.

Outro ponto interessante é a bateria. Confira se é original ou não, e ligue o notebook para ver seu desempenho. Avalie o quanto ela irá desperdiçar em dez minutos. Isso pode denunciar quando algo não vai bem.

Também utilize os softwares que você mais precisa para testar a velocidade do notebook.

Outra dica valiosa é questionar se ele já foi aberto e se já recebeu mais capacidade de memória. Enfim, preste atenção em tudo que pode anular a garantia do fabricante.

Você vai se interessar por:

Quando optar pelo novo

Se restar alguma dúvida após a sua avaliação sobre o aparelho usado, ou encontrar problemas em qualquer um dos itens sugeridos para análise, o mais indicado é não comprar notebook usado, mas apostar em um novo.

Para isso, pesquise modelos, avalie suas configurações e compare funcionalidades e preços. Sites como o Vivo Compras ajudam bastante nesse tarefa, indicando equipamentos de custo acessível. Na categoria de notebooks, é possível encontrar aparelhos a partir de R$ 940.

Fique de olho nos descontos

Se a compra por um notebook novo parece mais atrativa para você, não é preciso pagar muito mais caro por isso. Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos.

Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não paga nada e, após o fim desse período, é cobrado R$ 2,99 por semana. Quem sabe não encontra uma boa oferta para o seu novo aparelho?

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas para comprar notebook usado? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular