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por Vivo Seu Dinheiro

Saiba ajustar a cadeira no trabalho para não sofrer com dores e lesões

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Na rotina dos escritórios, a má postura se une ao acúmulo de horas passadas na cadeira, e o resultado não poderia ser outro: no ano passado, a dor nas costas foi o principal motivo registrado pelo INSS para o afastamento de trabalhadores. Ao todo, foram cem mil pedidos, o que representa um aumento de 4% em relação a 2013.

“Alterações posturais como aumento da cifose torácica, retificação da coluna cervical, anteriorização dos ombros e da cabeça, escoliose, aumento da pressão discal na coluna lombar. Tudo isso pode gerar dores e tensões, impactando na qualidade de vida do trabalhador e na sua produtividade”, lembra a quiropraxista Stephanie Steigleder.

Ajuste ideal da cadeira no trabalho

Para que as dores não sejam um problema, quem trabalha durante muito tempo sentado precisa estar atento não só à postura, mas também à cadeira em que permanece. A dica de Stephanie é optar pelos modelos ergonômicos, que ofereçam ajuste de altura, apoio lombar e para os braços e sejam giratórias. Ao passar alguns minutos nela, a sensação deve ser de conforto.

Na hora de regular a cadeira, verifique se os seus pés conseguem ficar apoiados no chão, ao mesmo tempo em que você alcance a mesa sem esforço. Para evitar que o corpo deslize, sente de maneira que os seus joelhos fiquem alinhados na altura do quadril.

“Caso o assento seja muito alto e não regulável, recomenda-se colocar um apoio para os pés no chão. Como alternativa para o apoio lombar, pode-se optar por uma almofada pequena, sendo que a mesma deve ser posicionada na curvatura lombar”, recomenda a quiropraxista. Já o apoio para os braços pode ser adaptado com a aproximação da mesa, de modo que os cotovelos se mantenham em 90 graus em relação ao tronco.

Para evitar dores nas costas, é preciso cuidar a sua postura e buscar o ajuste ideal para a cadeira de trabalho. Foto: iStock, Getty Images

Para evitar dores nas costas, é preciso buscar o ajuste ideal para a cadeira. Foto: iStock, Getty Images

Além de regular a cadeira

Mas ajustar a cadeira e manter a postura não são os únicos cuidados que ajudam a evitar problemas com o seu corpo por conta do trabalho. Para garantir mais qualidade de vida, confira as dicas de Camila Benedicto, quiropraxista da clínica AjusteSuaColuna:

– Mantenha o centro do monitor na altura dos seus olhos sempre que estiver em frente ao computador. O teclado e o mouse devem ficar próximos o suficiente para que você não tenha que inclinar o corpo para frente

– Evite a lateralização excessiva da cabeça ao falar ao telefone durante um longo período

– Não fique sentado por mais de uma hora seguida. Se não houver tempo para um pausa mais prolongada, apenas levante para tomar água, ir ao banheiro ou caminhar por pelo menos um minuto

– Utilize a sua cadeira com rodinhas para pequenos deslocamentos, ao invés de fazer uma rotação total do corpo para realizar tarefas como a impressão de documentos

– Programe suas funções do dia de modo que elas sejam alternadas e não exijam que você realize o mesmo movimento continuamente

– Realize exercícios que permitam alongar a musculatura lateral do pescoço e dos ombro.

Lembre-se ainda de que as atitudes que você toma fora do ambiente de trabalho também vão refletir no seu rendimento. Por isso, durma o número de horas necessárias para que o seu corpo se sinta descansado e não deixe de lado as atividades de lazer, que permitem que você relaxe.

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