Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Sacado e cedente: entenda qual o papel de cada um no boleto e DDA

A- A+

Um dos sistemas mais práticos e seguros de cobrança, o boleto bancário e sua versão digital, o Débito Direto Autorizado (DDA), precisam ser pagos dentro de determinado prazo para evitar juros. Por isso, todos os campos presentes no documento fiscal necessitam ser compreendidos corretamente para que não haja nenhum erro. Você sabe, por exemplo, a diferença entre sacado e cedente?

Diferença entre sacado e cedente deve ser entendida.

Consumidor bem informado tem menos chance de cometer erros com o boleto. Foto: Shutterstock

O que é sacado e cedente no boleto

Para entender o que é sacado e cedente, em primeiro lugar, você precisa encontrar o campo Banco, que diz o nome e o código da instituição responsável pela cobrança. Esse é contratado pelo cedente para cobrar do sacado a quantia do produto ou serviço.

Ou seja, o cedente é a pessoa física ou jurídica que emite a cobrança e, em geral, é o titular da conta em que a quantia do depósito sera feita. Na conta de luz, por exemplo, ele é representado pela companhia de abastecimento que presta o serviço e, no aluguel, a imobiliária ou o próprio proprietário do imóvel.

Já o sacado é você: consumidor que está sendo cobrado e vai realizar o pagamento do boleto ou DDA.

Esses documentos, normalmente, contêm informações a respeito do sacado e cedente, como número da agência e da conta corrente e endereço.

Além de sacado e cedente, para conferir outros termos e palavras comuns do universo das finanças pessoais, acesse o Dicionário Vivo Seu Dinheiro.

Outros campos do boleto

Um boleto bancário ou DDA não é composto somente de sacado e cedente. Existem outros campos que trazem informações relevantes a respeito do pagamento e dos envolvidos. Eles indicam os locais de pagamento e ainda o código de barras para facilitar operações em caixas eletrônicos e aplicativos.

Os documentos ainda contam com uma linha digitável com a representação numérica do código de barras. Ela é útil em caso de pagamentos realizados por home banking ou quando o leitor ou o próprio código está danificado. O boleto e o DDA têm também um número próprio que serve para que eles sejam identificado no extrato bancário posteriormente.

Em relação ao valor do documento, além do total da cobrança, os documentos trazem outros campos referentes a possíveis abatimentos e outras deduções e cobranças de multas por atrasos e outros acréscimos como juros.

Você vai se interessar por:

Crédito emergencial ao seu alcance

Se a dificuldade financeira atrapalha até mesmo operações básicas do dia a dia, como a sua comunicação, é possível contar com um serviço que garante o saldo no celular. Com o Vivo Crédito Antecipado Voz você pode solicitar uma recarga emergencial de R$ 3 para falar e enviar SMS para todo o Brasil. O valor é descontado automaticamente da sua próxima recarga ou da fatura da sua conta Controle.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Tirou suas dúvidas sobre sacado e cedente no boleto? Compartilhe as dicas!

melhor lugar para trabalhar
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática
Vai devolver bem financiado
Aprendendo como transferir licença do Office