Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saber quais são seus objetivos profissionais é essencial na carreira

A- A+

Você já não é mais exatamente jovem, vem batalhando há alguns anos em busca da sustentabilidade financeira, mas ainda não conseguiu definir um rumo exato para a carreira. Onde e com o que deseja trabalhar? Identificar quais são seus objetivos profissionais permite planejar melhor o futuro, minimizando a chance de imprevistos em um mercado tão concorrido como o atual.

Mulheres decidindo quais são seus objetivos profissionais.

Estabelecer prazos e manter o foco são passos importantes para concretizar metas. Foto: iStock, Getty Images

Você sabe quais são seus objetivos profissionais?

“Objetivos profissionais são as metas que você definiu para sua carreira”, define Cristiane Antunes, gerente de Transição de Carreiras da Thomas Case & Associados. Segundo ela, essa é a base da criação de um planejamento de carreira – peça-chave para estabelecer um rumo.

Para a especialista, quem não sabe para onde está indo acredita que qualquer lugar é bom o suficiente. Assim, provavelmente, terá dificuldades em conseguir algo melhor do que aquilo que tem, porque não tem a mesma capacidade de medir o que é bom e o que é ruim na situação onde está.

Se você se encontra diante desse dilema, saiba que é fundamental, antes de definir os seus objetivos, entender e acreditar na validade deles, além de desejar tomar o controle da sua vida pessoal e profissional.

“Caso contrário, você poderá deixar sua vida e carreira soltos como uma folha ao vento, correndo o risco de chegar em lugares indesejados e sentir-se desmotivado futuramente”, afirma.

Você vai se interessar por:

Como definir seus objetivos profissionais

A definição de quais são seus objetivos profissionais e como você vai aplicá-los na sua vida deve passar por algumas etapas e seguir alguns formatos. Cristiane Antunes dá cinco dicas para que você estipule as suas metas da melhor forma possível.

Especificidade

Não basta que você defina objetivos genéricos. Crescimento profissional, por exemplo, não é um objetivo, porque é algo que todo mundo quer. É preciso especificar. Para onde você quer crescer? Expandir a sua empresa ou alcançar um cargo de chefia são metas mais específicas. Onde você quer chegar com isso? Quer alcançar o reconhecimento na empresa ou ser o melhor naquilo que faz?

Mensurabilidade

É preciso também que você consiga mensurar, calcular, ter dimensão da realidade que quer atingir. “Ganhar um bom salário” não é algo que você coloque entre os seus objetivos profissionais. O correto é definir que, em 2015, você ganhava determinado salário e, até o final de 2016, quer ganhar o dobro disso ou um terço a mais ou o quanto você desejar.

Alcançabilidade

Tenha cuidado com a escolha das metas. Não confunda-se com sonhos. Escolha algo que esteja dentro da sua realidade. Se você é assistente, não almeje alcançar um cargo de diretoria dentro do prazo de um ano. Você pode se frustrar.

Relevância

Também tenha a atenção de escolher algo que realmente seja importante na sua vida. Você ganha muito mais motivação se tiver metas que o realizem, que façam uso dos seus pontos fortes e talentos.

Temporalidade

Quando decidir quais são seus objetivos profissionais, é importante que defina também qual é o tempo em que cada uma dessas metas deve acontecer. Planos sem data correm o risco de nunca serem realizados. Quer mudar de emprego? Decida um prazo de até seis meses. Alcançar um cargo mais elevado? Um prazo de um a três anos.

 

E você? Sabe quais são seus objetivos profissionais? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria