Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saber o que é Receitanet é importante para acertar contas com o Fisco

A- A+

Seja para declarar ou retificar seu Imposto de Renda a qualquer tempo, é importante saber o que é Receitanet e como ele funciona. Há alguns anos, esse programa da Receita Federal faz a ponte entre computadores de contribuintes com a base de dados do Fisco.

Pesquisando o que é Receitanet

Receitanet exige apenas um computador com Windows e configuração básica. Foto: iStock, Getty Images

O que é Receitanet?

Conforme a própria Receita Federal, o Receitanet é caracterizado como o serviço eletrônico do Governo Federal que valida e transmite, via internet, as declarações de impostos e contribuições federais de pessoas físicas e jurídicas no país.

Para o órgão, o software é responsável por criar um canal interativo e seguro de comunicação entre o contribuinte e a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) para a entrega de suas obrigações tributárias.

Além dos mais conhecidos – Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) e Pessoa Jurídica (IRPJ) – o Receitanet pode ser usado para a transmissão de outras 36 declarações para o órgão federal, incluindo a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob), Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (Ditr), entre outras.

Lançado pela primeira vez em 1997, o Receitanet atualmente é o único meio de entrega dessas declarações, já que há mais de dez anos a Receita Federal aboliu o uso de disquetes.

Segundo a RFB, o uso exclusivo do software para a transmissão dos documentos garante a segurança das entregas, evitando o erro humano que pode acontecer por meio físico.

Mesmo quem vai pessoalmente a uma unidade do órgão para entregar sua declaração deve fazer a transmissão via terminal eletrônico usando o software. Ou seja, até esse público precisa saber o que é Receitanet.

Requisitos para usar o Receitanet

Para usar o software Receitanet, basta ter um computador com Windows, outro software da Receita, conforme a declaração necessária (Imposto de Renda de Pessoa Física, por exemplo) e conexão com a internet.

Para rodar a aplicação, as configurações do computador podem ser modestas para os padrões atuais: basta ter 256MB de RAM, cerca de 10 MB em disco e rodar o sistema operacional Windows XP ou superior.

Para usuários de Linux ou Mac, a RFB lançou a opção do Receitanet Java, versão do sistema compatível com a Java Virtual Machine. Assim como os softwares para IRPF e IRPJ, ela roda em um ambiente virtualizado dentro do sistema operacional. A diferença entre as duas versões está meramente no código, pois sua interface e modo de usar são idênticas.

Para rodar o Receitanet Java, o usuário deve ter um computador com no mínimo 256 MB de memória RAM, 10 MB de espaço no disco rígido, assim como a Máquina Virtual Java Sun, compatível com o JVM 1.6 ou superior.

Você vai se interessar por:

Monitore e proteja seu CPF

Documento essencial para estar com a prestação de contas em dia com o Fisco, o CPF merece todos os cuidados. Para monitorar e proteger seu principal documento, você pode contar com o Vivo Alerta CPF.

Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Saber o que é Receitanet foi útil para você? Compartilhe as dicas!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças