Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saber o que é Empretec é dica para se tornar um empreendedor

A- A+

Você quer empreender, mas não sabe por onde começar. Tem uma ideia que julga interessante, mas não consegue colocá-la em prática. Acha que se daria bem gerindo a própria empresa, mas a incerteza sempre o derruba. Se identificou? Entenda, neste artigo, o que é Empretec, e descubra como o programa de capacitação pode ajudá-lo.

Palestra sobre o que é Empretec

Programa já capacitou milhares de empreendedores ao redor do mundo. Foto: Daniel Joaquim, ASN Bahia

O que é Empretec?

Voltado para empreendedores com empresa constituída ou não, o Empretec é um programa de capacitação que utiliza uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O principal objetivo é desenvolver as características de comportamento empreendedor, permitindo que os participantes do seminário consigam identificar novas oportunidades de negócios e alavancar o próprio desempenho.

Promovido em cerca de 34 países, no Brasil, o Empretec fica sob responsabilidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De acordo com o órgão, já foram capacitadas mais de 215 mil pessoas, em turmas distribuídas pelos 27 estados. São cerca de 10 mil participantes por ano.

Benefícios para o empreendedor

A metodologia do programa de capacitação envolve a aplicação de atividades específicas, que incluem jogos simulados, exercícios, palestras e trabalhos dentro e fora da sala.

Dessa forma, é possível estimular os participantes a colocarem a mão na massa, vivendo a experiência de encontrar soluções da mesma maneira que aconteceria com uma empresa de verdade.

Para isso, são identificadas e trabalhadas as dez características que, de acordo com a ONU, representam um empreendedor de sucesso:

  • 1. Busca de oportunidades e iniciativa
  • 2. Exigência de qualidade e eficiência
  • 3. Capacidade de correr riscos calculados
  • 4. Persistência
  • 5. Comprometimento
  • 6. Estabelecimento de metas
  • 7. Planejamento e monitoramento sistemático
  • 8. Busca de informações
  • 9. Persuasão e rede de contato
  • 10. Independência e autoconfiança.

Como resultado, quem participa do curso consegue desenvolver a própria capacidade de livre-iniciativa, liderança e comportamento empreendedor, requisitos para aqueles que desejam ter sucesso no ramo.

Você vai se interessar por:

Como se inscrever

Agora que sabe o que é Empretec, ficou interessado e gostaria de participar? Então, procure o Sebrae do seu Estado, ou ligue para 0800 570 0800 e inscreva-se para a seleção. A lista de endereços e telefones do Sebrae em cada estado pode ser conferida no site.

Depois de entrar em contato, é necessário agendar uma entrevista, na qual você precisará responder perguntas sobre situações do seu cotidiano. O questionário faz parte da metodologia e permite identificar o perfil empreendedor do candidato.

Ao fim da entrevista, você saberá se está apto a participar do programa de capacitação. Em seguida, é necessário efetuar a matrícula e pagar a respectiva taxa.

 

E aí, gostou de saber o que é Empretec? Deixe sua opinião e compartilhe o artigo!

como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria
como montar uma empresa de cromagem
como montar uma empresa de churros
como lucrar vendendo bolo no pote
como lucrar na crise