Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saber como avaliar um imóvel evita problemas após a compra

A- A+

Se você está procurando uma casa ou apartamento para comprar, já deve ter percebido que não é tão fácil escolher. Tarefas como avaliar um imóvel são complexas, sobretudo quando ele já é usado. Mas com algumas dicas certeiras, você amplia a segurança para decidir pelo melhor negócio para o seu bolso.

Casal aprendendo como avaliar um imóvel.

Localização do imóvel está entre os principais itens a serem observados. Foto: iStock, Getty Images

Como avaliar um imóvel em 7 passos

Quer saber como avaliar um imóvel? Confira as sugestões de Rogério Haupenthal, gerente de Vendas da Auxiliadora Predial e entenda o que não pode faltar na sua análise sobre o bem.

1. Localização

Este é ponto mais importante a considerar. Há bairros que nunca perdem o valor. Caso opte por uma zona tradicional, é mais difícil errar.

2. Estado de conservação

É necessário avaliar não apenas a conservação do imóvel, mas também do prédio – no caso dos apartamentos. A pintura, a limpeza, as boas condições de pisos e revestimentos dizem muito sobre os cuidados dos proprietários ou dos condomínios. Busque saber também como estão as instalações elétrica e hidráulica.

3. Posição solar

Saber em que peças e em quais horários há incidência de sol é importante. Da mesma forma, é preciso observar quais construções existem no entorno do prédio e avaliar se um projeto futuro poderia (ou não) interferir na iluminação natural da sua futura casa e vista das janelas.

4. Segurança

Itens como câmeras, porteiro 24 horas e segurança privada devem ser questionados ao corretor. Também é essencial checar como são as portas e o grau de dificuldade do acesso de possíveis meliantes. Nesse caso, perguntar aos vizinhos também ajuda.

5. Facilidades

Os meios de transportes próximos, como estações de metrô, pontos de ônibus e de táxi, podem facilitar a sua vida, da mesma forma que a existência de supermercados, farmácias, restaurantes e outros estabelecimentos.

6. Preço

O preço parece difícil de ser questionado, mas não é tão complexo assim. É interessante fazer comparações com outros produtos da mesma região ou equivalentes o que você está buscando. Na dúvida, peça a um corretor de sua confiança para ir junto.

7. Informação

Fazer uma compra é uma etapa muito importante na vida de qualquer pessoa. Afinal, trata-se de um processo demorado e de um lugar onde você vai ficar, no mínimo, por alguns anos. Por isso, pesquisar sobre preços, olhar em classificados e conferir pessoalmente os imoveis é muito importante para fazer um bom comparativo.

Você vai se interessar por:

Visite o imóvel

Para ter ainda mais certeza sobre o negócio que pretende fazer, também é válido se certificar que é uma zona residencial, longe de estabelecimentos barulhentos. Para isso, é importante visitar o imóvel em diferentes horários.

Já para se certificar sobre a ventilação dos cômodos, abra as portas e janelas e verifique se passa uma corrente de ar.

Confira também se o pagamento do condomínio está em dia, pois uma sequência de atrasos pode levar um apartamento a leilão. Da mesma forma, é preciso conferir toda a documentação do imóvel para avaliar eventuais débitos.

 

Viu como avaliar um imóvel não é difícil? Compartilhe essas dicas!

O controle financeiro pessoal e o futebol
preço de imoveis começa a cair
inflação do aluguel
investir em imóveis
direitos do inquilino
preços dos imóveis mais caros de SP