Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Rumo ao exterior? Confira a lista de documentos para tirar o passaporte

A- A+

Muitos brasileiros que vão viajar a primeira vez para o exterior não sabem que é preciso apresentar uma série de documentos para tirar o passaporte. Excetuando os países do Mercosul, onde a sua apresentação não é obrigatória, sem essa papelada, a Polícia Federal não autoriza a expedição.

A lista de documentos para quem vai tirar o passaporte comum brasileiro é extensa. Por isso, quem deseja viajar para fora do país precisa se organizar com antecedência para evitar futuras dores de cabeça.

São muitos os documentos para tirar passaporte

Passaporte é geralmente exigido para a realização de viagens internacionais. Foto: Shutterstock

Veja a lista de documentos para tirar o passaporte

Quer saber como tirar o passaporte? Confira, primeiramente, quais documentos são necessários para obter sua emissão:

  • Documento de identidade com foto
  • Título de eleitor e comprovante de que votou na última eleição
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino
  • Certificado de Naturalização, para os naturalizados.
  • Quando houver, o passaporte anterior (válido ou não)
  • CPF

No caso de menores de idade, além desses documentos, há necessidade de mais garantias. A principal delas é a autorização de ambos os pais ou responsáveis para concessão do passaporte.

No site da Polícia Federal é possível encontrar três modelos de formulários (tipo 1, tipo 2 e tipo 3), cada um deles voltados para uma situação diferente.

Vale lembrar que, mesmo de posse de qualquer um desses formulários, é imprescindível a presença do dependente na solicitação do passaporte.

Documentos para tirar passaporte de emergência

Caso você precise viajar com urgência para exterior, existe o passaporte de emergência. É voltado para situações em que o viajante comprovadamente não pode esperar pela emissão do modelo tradicional, como, por exemplo, motivo de saúde ou trabalho e de ajuda humanitária.

O passaporte de emergência tem uma taxa maior (R$ 334,42) e validade de apenas um ano. Em média, demora 24 horas para ficar pronto. Para solicitá-lo, você deve levar, além dos documentos citados acima, o comprovante da situação emergencial e recibo de pagamento da taxa majorada, que é emitida no posto de atendimento.

Encaminhe o seu passaporte

Como posse de todos os documentos para tirar o passaporte, você já pode encaminhar o passaporte. Para isso, é preciso acessar o site da Polícia Federal e informar seus dados. Feito isso, será gerada a Guia de Recolhimento da União (GRU), que deve ser paga antes do vencimento.

Dependendo da cidade, nesse momento, também é preciso realizar o agendamento prévio do atendimento (escolha de data e hora para entrega dos documentos solicitados).

Você vai se interessar por:

Atenção especial com seu CPF

Documento exigido para tirar o passaporte, o CPF precisa de monitoramento constante para evitar problemas. Uma forma prática de fazer isso é contar com o auxílio do Vivo Alerta CPF.

Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Tirou suas dúvidas com os documentos para tirar o passaporte? Compartilhe as dicas!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças