Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vantagens de contar com roda de liga leve no seu carro

A- A+

As rodas de liga leve estão entre os acessórios mais cobiçados do mercado automobilístico, mas costumam gerar controvérsia. Enquanto alguns entendem que elas são responsáveis por melhorar o desempenho do carro, há quem prefira apostar nos modelos tradicionais, confeccionados em aço.

Mas, afinal, o que elas oferecem de diferente? De acordo com o gerente de marketing da WebMotors, Rafael Constantinou, são três as principais variações. Fabricadas com materiais mais leves, como o alumínio e o silício, esse tipo de roda tem visual mais atraente, peso menor e preço mais elevado.

Rodas de liga leve: mais conforto e beleza

O valor adicional a ser pago pelas rodas de liga leve varia dependendo da marca e do aro desejado, mas costuma iniciar em R$300 por unidade. Alguns diferenciais podem ser sentidos no momento do uso, como é o caso de uma leve diminuição no consumo de combustível e menor resistência ao rolamento.

“Importante ressaltar que, por serem mais leves, as rodas de liga exigem um esforço menor do conjunto de suspensões, preservando o equipamento em médio e longo prazos”, lembra ainda Constantinou. Apesar disso, é a parte estética que realmente costuma chamar a atenção.

Sem a presença da calota, o design da roda costuma ser diferenciado e com acabamento mais refinado. Como são fundidas a partir da matéria-prima aquecida, podem ser moldadas em diferentes desenhos, tamanhos e cores, agregando um toque de modernidade aos automóveis. As rodas de aço, de outro modo, são criadas em uma chapa prensada, que limita as suas variações.

As principais diferenças das rodas de liga leve estão na sua composição e no design que oferecem. Foto: iStock, Getty Images

As principais diferenças das rodas de liga leve estão na composição e no design. Foto: iStock, Getty Images

Resistência das rodas de liga leve

Para muitos, as rodas feitas em silício e alumínio são sinônimo de pouca resistência, mas Constantinou afirma que não existe essa diferença. Submetidas exatamente aos mesmos testes de durabilidade, elas são tão fortes quanto os modelos convencionais, embora estejam mais expostas a danos superficiais.

Outro ponto positivo das rodas de liga leve no quesito segurança é a menor condutibilidade térmica. Elas esquentam menos do que as rodas de aço, o que permite preservar o sistema de freios ao diminuir a temperatura ao longo das frenagens. Como são compostas apenas por uma peça, também estão menos sujeitas à oxidação e à decomposição das partes soldadas, como pode acontecer nos modelos tradicionais.

Gostou das dicas sobre rodas de liga leve? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças