Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Riscos sob medida: veja opções de investimento a curto prazo

A- A+

O mercado oferece opções de investimento a curto prazo e aplicações para quem deseja ver o seu dinheiro render durante um período maior. A escolha vai depender do cenário de mercado e do investidor.

Cenário para investimento a curto prazo

Quando as taxas de juros aparecem em alta, como em 2015, as opções em renda fixas costumam ser beneficiadas e apresentar rentabilidade maior, explica o especialista em investimentos Silvio Paulo Hilgert, diretor acadêmico da XP Educação.

Se o objetivo é considerar também os riscos envolvidos, é importante dar preferência a investimentos que possuam cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). É o caso do Certificado de Depósito Bancário (CDB), das Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e ainda das Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

Os dois últimos contam ainda com a vantagem de serem isentos do Imposto de Renda para pessoas físicas. Mas, embora eles possam ser utilizados para rendimentos a curto prazo, a recomendação de Hilgert é sempre dar preferência para estratégias de investimento mais longas, pois a rentabilidade tende a aumentar.

Para Alexandre Espirito Santo, professor de Finanças e Economia do Ibmec-RJ, o investimento com menor risco e maior liquidez é a caderneta de poupança, que permite que o dinheiro seja utilizado a qualquer momento. Em contrapartida, sua rentabilidade é baixa e não costuma valer a pena.

“Atualmente existem outras opções interessantes, como os fundos de investimentos ou mesmo títulos do Tesouro, que possuem risco relativamente baixo. Esses, mesmo recolhendo Imposto de Renda sobre o ganho, acabam sendo mais vantajosos do que a poupança”, aconselha o professor.

Realizar um investimento a curto prazo requer que você considere a rentabilidade e a liquidez. Foto: iStock, Getty Images

Realizar um investimento a curto prazo requer que você considere a rentabilidade e a liquidez. Foto: iStock, Getty Images

Onde não investir

Os investimentos de renda variável, de outro modo, não costumam ser indicados para quem deseja recolher o dinheiro em pouco tempo e contar com baixo risco. Segundo o diretor da Vérios Investimentos, Felipe Sotto-Maior, o maior problema ocorre quando a aplicação em ações é vista como uma forma imediata de ficar rico.

“Esse investidor entra tentando obter ganhos rápidos, sem entender a dinâmica do mercado, e geralmente sai machucado. Oscilações bruscas acontecem, e podem levar à perda de parte considerável do seu patrimônio, se você estiver despreparado para aguentar a volatilidade”, complementa.

Além disso, essa é uma modalidade que exige amplo conhecimento de mercado para saber identificar as melhores ações e o momento ideal para a venda.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de movimentar o seu dinheiro com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com o Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre investimento a curto prazo? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito