Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Revisões são indispensáveis quando o assunto é conservar carro

A- A+

Você suou para comprar um carro e está procurando maneiras de economizar com a manutenção? Ou a aquisição do veículo é uma meta e você está planejando os custos? Seja qual for o seu caso, a primeira dica é ficar atento às revisões obrigatórias do veículo. Elas são a melhor forma de conservar carro, além de garantir mais conforto e segurança na hora de rodar.

Revisões são importantes na conservação. Foto: iStock, Getty Images

Revisões são importantes na conservação do carro para rodar com segurança. Foto: iStock, Getty Images

Manutenção é essencial para conservar carro

Quem gosta de economizar sempre pode desconfiar da necessidade de revisar alguns itens. É um sentimento normal, ainda mais quando o veículo parece estar em ótimo. Mas adote como regra: até nesses casos, seu carro precisa de cuidados preventivos. Por achar que está tudo certo, muitos consumidores acabam deixando seus veículos mais vulneráveis a problemas mecânicos e, por consequência, a acidentes.

Para conservar carro da melhor forma, é preciso estabelecer a manutenção constante. Seguir o que diz o manual do veículo em relação aos prazos – como para a troca de óleo, por exemplo -, assim como sobre os produtos adequados para o seu modelo, é a melhor forma de garantir que ele não vai deixar você na mão quando mais precisa.

“O investimento em uma revisão é muito mais eficiente, pois o valor aplicado pode beneficiar vários sistemas, enquanto as despesas com o carro quebrado atenderão geralmente um único. Além disso, é possível que vários outros sistemas do veículo vão precisar de reparos em breve”, explica o especialista em veículos Tales Silvério Domingues, do site Doutor Carro.

Ou seja, conservar o seu carro também significa cumprir todos os prazos de revisão previstos no manual, seja anualmente, de seis em seis meses ou segundo a quilometragem. Dessa forma, você conseguirá mantê-lo dentro da garantia da fábrica.

A manutenção é válida também quando você verificar algum barulho estranho ou vazamento, mesmo que não pareça algo importante, pois o período marcado para a revisão pode estar distante. Até lá, um problema que era simples pode se tornar mais grave.

Na hora de fazer as revisões, você tem a opção de fazer ir até às concessionárias autorizadas e oficinas. A primeira garante mais qualidade, apesar de mais cara. Já com relação à segunda, Domingues ressalta que o importante é contar com um mecânico de confiança.

Vai viajar? Revise antes para conservar carro

Outro momento importante quando se fala em conservar carro é a revisão antes de pegar a estrada. Se você vai viajar, mesmo que não tenha uma manutenção marcada, é importante levar o veículo para avaliação. Confira quais são os principais itens que Domingues recomenda verificar:

Pneus: não esqueça de incluir o estepe. Bolhas são indicativos de dano estrutural e riscos eminentes

Rodas: procure por amassados, quebras e trincas

Triângulo, macaco e chave de roda: carregue sempre esse itens e garanta que eles estejam funcionando bem

Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas: garanta que está tudo certo e invista. Sintomas de mau funcionamento costumam aparecer apenas em velocidades altas

Fluidos: cheque o nível e a validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros. Atente também para possíveis vazamentos

Sistema elétrico: troque lanternas, faróis e piscas queimados para evitar acidentes.

Assistência em emergências

Quer mais garantia ao rodar com o seu carro? Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das dicas de conservação do seu carro? Compartilhe!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro