Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Revelação digital de fotos: confira cuidados para ter o melhor resultado

A- A+

Após um longo período de baixa, aparentemente causado pelo crescimento do mercado de smartphones e câmeras digitais, a revelação digital de fotografias volta a ganhar força no mercado. Com mecanismos alternativos para deixar as fotos mais divertidas e com mais qualidade, a impressão de imagens ganhou mais requinte e ficou mais barata.

Novos caminhos da revelação digital

As fotos impressas surgiram em 1793, pelas mãos de Joseph Niepce, e constituem uma das mais tradicionais formas de arte que existem. Uma fotografia revelada é a impressão de uma luz, capturada por uma lente, sobre um papel feito especificamente para essa função.

Como boa parte dos segmentos de mercado que se abalam pelo surgimento de novas tecnologias, a revelação digital teve de encontrar novos caminhos para se manter como opção aos consumidores. A fotografia deixou de ser apenas uma imagem e passou a ser associada a outros materiais e imagens distintas.

revelacao-digital

Escolha fotos que tenham nitidez e qualidade na hora da revelação. Foto: iStock, by Getty Images

Em vez de fotografias avulsas que compunham um álbum caseiro, a revelação digital criou os fotolivros. Obras em que as imagens são impressas em tamanhos aumentados, em papéis de altíssima qualidade e em uma sequência que possa contar a história do momento que foi retratado.

Os porta-retratos, que costumavam ocupar as mesas das salas, se tornaram fototelas. Quadros com a imagem impressa diretamente na madeira e prontos para serem pendurados na parede. Ou calendários, que continuam ocupando as mesas, mas unem as imagens a algo que tenha uma real utilidade.

Ao contrário dos tradicionais estúdios e laboratórios de revelação, hoje é possível imprimir uma foto através da internet. Você envia as imagens digitais para a empresa e ela retorna com as versões impressas, o que barateia o custo final do processo.

Revelação digital sem erros

Uma foto 10×15, o modelo mais procurado pelos consumidores, pode sair por até R$ 0,19 em um sistema de revelação digital à distância. Ainda assim, é importante pensar em maneiras de reduzir os possíveis gastos e conseguir fotos de qualidades, impressas a custos baixos.

  • Uma foto por pose

Não é necessário revelar mais de uma foto diferente em que objeto de foco, seja um cenário ou uma pessoa, estejam em posições iguais. Uma só fotografia é suficiente para passar a ideia e expressar o momento que você deseja recordar. Opte pela variedade das imagens e não pela quantidade de exemplares.

  • Tamanho certo

Uma dica para que o resultado final seja satisfatório é pensar, antes de tudo, na proporção. Não adianta querer imprimir uma foto de tamanho pequeno em um papel de tamanho 20×30, por exemplo. Uma das características da revelação digital é que ela não expande a fotografia para que caiba no papel, assim, ficarão margens brancas e a foto no tamanho original.

  • Tratamento

Escolha fotos que tenham nitidez e qualidade. Já se foi o tempo em que era preciso revelar todas as poses de um filme até encontrar uma fotografia que valesse a pena. Você tem a chance de escolher as imagens e de tratá-las antes de imprimir. Certifique-se de que todos os defeitos sejam corrigidos antes da impressão.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas de revelação digital? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular